O surgimento do WhatsApp Business mudou completamente a forma como as empresas pensam o marketing – hoje, a plataforma é uma forma de amplificar a voz que as marcas têm e auxiliar na entregabilidade de mensagens, coisa que vem ficando difícil com canais mais tradicionais, como e-mail e SMS.

Com uma série de recursos como GIFs, imagens, áudios, ele se tornou uma ponte para aproximar potenciais clientes de suas marcas preferidas, facilitando um formato de comunicação que já está muito presente na rotina das pessoas: instantâneo, personalizado e próximo.

Em 2019, com apenas um ano de existência, 5 milhões de empresas já haviam adotado o WhatsApp Business. Para aquelas organizações que buscavam automação e integrações que possibilitassem uma visão 360° dos leads, uma outra variante foi desenvolvida para solucionar esses desafio: o WhatsApp Business API.

A API do WhatsApp veio para acabar com essa mentalidade de que marketing por mensagem pode ser pior do que aquela tia da família que envia stickers com glitter todas as manhãs. É possível fazer marketing de forma estratégica na plataforma, voltado para a construção de relacionamentos que vão levar o seu lead a se tornar um cliente da sua empresa. Saiba como neste post!

Como utilizar o WhatsApp Business API para o marketing na Zap Torpedo?
A API do WhatsApp Business deve ser utilizada como uma ferramenta complementar às outras ações de marketing e plataformas que você já aplica na sua empresa, como produção de conteúdo e manutenção de uma solução de automação de marketing com dados sempre atualizados sobre os seus leads.


Escolha a Zap Torpedo como ferramenta de comunicação para sua empresa

Integração é a palavra-chave para a sua estratégia de marketing no WhatsApp Business API! Além disso, lembre-se de:

Personalizar as suas mensagens
Quem não gosta de uma mensagem que parece ser feita sob medida, não é mesmo? Não hesite em lançar mão de recursos como adaptar a linguagem ao seu público utilizando emojis e áudios, e adotar materiais de apoio visual que tornem o conteúdo mais adequado ao canal.

Você sabia ainda que existem soluções que conectam o WhatsApp Business API ao seu sistema de vendas? Com essa integração, é possível até trazer variáveis como o nome da pessoa para a conversa, deixando-a ainda mais personalizada.

Porém, antes de pensar em personalização de mensagens, não esqueça do passo principal: estude e conheça bastante o perfil dos seus compradores. Somente assim você enviará o conteúdo certo para as pessoas certas.

Enviar mensagens de forma estratégica
Com uma estratégia planejada e baseada em dados, o WhatsApp pode ser um canal para ações de marketing mais humanas e próximas dos seus potenciais clientes, gerando maiores taxas de conversão para o seu negócio.

Fazer um estudo do seu público e de suas preferências também é uma ótima forma de evitar deslizes como mensagens que não têm nada a ver com o perfil do seu comprador, o que acaba gerando baixas taxas de engajamento e ainda pode render a expulsão da sua marca do WhatsApp.

Monte seu Call Center de atendimento via WhatsApp com a Plataforma Zap Torpedo

Realizar o atendimento automatizado de seus prospects e leads
Tempo é tudo! Por isso, não deixe ninguém esperando resposta no WhatsApp – essa pode ser a gota d ‘água para os seus potenciais clientes buscarem mais informações sobre as soluções do seu concorrente. As soluções de automação podem agilizar o tempo de resposta na plataforma e ainda poupar um bom trabalho manual da sua equipe de atendimento.

Utilizar o canal como forma de qualificar os seus leads
Explore as diversas integrações disponíveis no mercado para o WhatsApp Business API e utilize os fluxos de conversas automatizadas para conhecer melhor o seu público – colete informações relevantes para o seu modelo de negócio e qualifique os seus leads, salvando os dados na sua plataforma de vendas para posterior segmentação, envio de conteúdos educativos ou ofertas mais personalizadas.

Com todas essas informações em mãos e uma ferramenta de automação de WhatsApp, você ainda consegue identificar os melhores dias e horários para o envio de mensagens, quais tipos de conteúdo trazem melhores resultados com cada público e quais ajudam-no a avançar no funil de vendas.

Enviar mensagens transacionais
Por último, mas não menos importante: o WhatsApp também é utilizado para o envio das chamadas mensagens transacionais, que são aquelas comunicações enviadas para confirmar um pedido, um pagamento ou informar sobre o status de uma entrega. Esse tipo de mensagem é fundamental para garantir uma relação de transparência em relação aos produtos e serviços, deixando o cliente sempre informado sobre o andamento das ações executadas por ele.

Agora que você já sabe como utilizar o WhatsApp Business API para decolar o marketing da sua empresa, saiba o que pode fazer o foguete cair na primeira viagem:

Mensagens enviadas em excesso: além da sua empresa correr o risco de ter o número bloqueado pelo usuário, ela pode ser reportada como SPAM e banida do WhatsApp;
Publicidade: o WhatsApp Business API possui restrições bem rígidas relacionadas à publicidade na plataforma. Oferta, promoção e qualquer outra palavra nesse sentido pode fazer a sua mensagem ser recusada quase que instantaneamente pelo Facebook. Veja aqui as políticas comerciais da plataforma para não cometer esses erros;
Envios sem consentimento: toda e qualquer interação mantida com os seus usuários deve ter tido autorização prévia, seja por uma landing page ou por algum outro sistema em conformidade com as leis de privacidade de dados, comprovando que você tem consentimento para enviá-las!
São inúmeras as possibilidades de utilizar o WhatsApp nas estratégias integradas de marketing da sua empresa, mas o melhor de tudo isso é que você consegue desenvolver todas as ações de forma automatizada com soluções como a Zap Torpedo.


Escolha a Zap Torpedo como ferramenta de comunicação para sua empresa

WhatsApp Business API e marketing 4.0