Estratégia de chatbot eficaz: os chatbots estão vasculhando enormes áreas de dados e capacitando casos de uso de negócios , como geração de leads, entrega de conteúdo, pedido de produto, reserva de voo, companheirismo, diagnósticos de saúde e muito mais.

Por que os chatbots são importantes?

Graças ao design inteligente de conversação, os chatbots estão assumindo os fluxos de trabalho, atendendo melhor os clientes e se tornando uma parte indispensável dos negócios. As marcas estão oferecendo:

Respostas instantâneas: os chatbots trazem a bordo recursos de automação e de última geração, como interações em tempo real, respostas inteligentes e, portanto, permitem uma experiência de usuário perfeita. Conseqüentemente, os chatbots reduzem drasticamente a rotatividade potencial e a frustração do cliente.

Maior precisão: os chatbots eliminam o escopo do erro humano. Freqüentemente, executar a mesma tarefa repetidamente pode ser extenuante para os agentes. Com chatbots, as marcas podem garantir a execução de tarefas sem erros e desfrutar do mesmo desempenho ao longo do tempo.

Autoatendimento: hoje, os clientes gostam de estar no comando. Quando combinado com uma interface de conversação e personalização instantânea, o autoatendimento atinge um nível totalmente novo e traz um valor incrível para a marca. Hoje, os chatbots podem facilmente direcionar os clientes para as respostas. Assim, reduzindo as taxas de desvio de tíquetes e aumentando a satisfação do cliente.

O que torna um chatbot eficaz?

Os chatbots estão surgindo como uma ferramenta eficaz para causar uma boa primeira impressão no público e incentivá-los a se tornarem clientes fiéis. 

Agora, a maneira como um chatbot interage com o público estabelece a linha entre um negócio fechado e uma oportunidade perdida. O teste A / B é um método que ajuda a otimizar as experiências digitais do público. 


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Teste A / B e Chatbots

O teste A / B, também conhecido como teste de bucket, é uma metodologia de execução de várias variantes de um serviço ou produto para verificar qual supera o outro. Em outras palavras, o teste A / B ajuda a encontrar a variante do serviço ou produto que abrange o melhor envolvimento e atinge o objetivo desejado de forma mais eficiente.

Agora, no âmbito dos aplicativos do chatbot, o teste A / B permite que os fabricantes implantem várias variantes do chatbot em paralelo , testem todos os aspectos da interface e determinem a eficácia do recurso de destino. Por meio de testes A / B, desenvolvedores e fabricantes podem determinar qual parte do fluxo gera mais conversão e descobrir as partes do fluxo que garantem melhorias. 

Por meio de testes A / B eficazes, você pode determinar as sequências de pré-vendas que têm o potencial de gerar melhores leads , fornecer uma melhor experiência de integração que auxilie na conversão do cliente ou descobrir sequências de sucesso do cliente que levam a uma maior satisfação do consumidor .

Em outras palavras, você pode determinar a eficácia de diferentes cenários de integração e fluxo de compra em diferentes variantes em seu pipeline de teste A / B. Portanto, calcule as taxas de desistência e outros KPIs (indicadores-chave de desempenho) e faça alterações críticas para impulsionar a experiência do usuário.

Como usar o teste A / B para criar melhores chatbots?

1. Escolha uma plataforma para o teste A / B

A etapa principal é selecionar a plataforma certa na qual você pode construir, testar e implantar seus chatbots. 

Online, você pode encontrar uma variedade de plataformas de teste e construtor de chatbot grátis / premium sem código, como a ZAP TORPEDO .

A escolha da plataforma depende exclusivamente de suas necessidades e requisitos personalizados. Diferentes plataformas oferecem diferentes funcionalidades para experimentar as características do seu chatbot.

Assim, depois de decidir sobre uma plataforma, o teste A / B pode ajudá-lo a realizar testes randomizados e determinar qual variante é melhor, tem melhor garantia de qualidade e deve ir para a produção. 

2. Compreenda a jornada do cliente

Ao criar a estratégia de serviço para usuários de chatbot, você deve conhecer seus clientes em detalhes. Antigamente, chamar a atenção dos clientes não era tão difícil. No entanto, hoje o mercado está superlotado e os clientes são mais dinâmicos, exibindo uma variedade de comportamentos de compra. 

Assim, assim como os planos de marketing e vendas direcionados, você também pode considerar a inclusão de diferentes configurações de fluxo de teste A / B do chatbot. Isso o ajudará a descobrir qual fluxo atrai mais os clientes. 

Pode-se considerar fazer perguntas como:

  • Quais são as dificuldades comuns que as pessoas enfrentam com meu produto?
  • Qual parte específica do meu produto confunde a maioria das pessoas?
  • Quais são as perguntas ou perguntas frequentes comuns que os clientes solicitam para obter suporte?

Depois de ter todas as respostas, você pode começar a ajustar seu chatbot e criar um fluxo de chatbot padronizado potencial. 

Por meio de testes A / B, você pode criar uma série de fluxos de chatbot interativos e registrar qual variante gera mais engajamento e atinge o objetivo mais prontamente.


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3. Preste atenção ao funil Chatbot

landbot builder chatbot funil

De acordo com um estudo da Forrester, a maioria dos chatbots não consegue se tornar grande por vários motivos. 

Freqüentemente, os criadores não definem claramente o propósito do chatbot ou estabelecem metas ambiciosas demais para a tecnologia existente . Agora, para aumentar a eficácia e a viabilidade de um chatbot, você pode considerar a análise do funil do chatbot e começar a monitorar alguns fatores.

Os fatores de diferenciação a serem escolhidos para monitorar o desempenho dependem do seu caso.

Por exemplo, se você deseja melhorar as vendas e marketing de sua marca por meio de chatbots, considere monitorar o ‘Número de leads gerados’. Você também pode monitorar fatores visuais, como o design do chatbot, cor, fontes, posicionamento de conteúdo e fatores de conversação, como o tom do chat para o envolvimento máximo do usuário.

4. Métricas de monitoramento indispensáveis

O quão de perto você monitora as métricas críticas do chatbot abre caminho para o envolvimento do usuário e o sucesso do chatbot. Durante o teste AB, você pode considerar medir as principais métricas, como:

  • Taxa de ativação : quanto tempo um cliente leva para responder ao chatbot
  • Taxa de fallback: FBR ou taxa de fallback é a métrica que nos diz com que frequência um chatbot falha em uma tarefa
  • Taxa de retenção : número de visitantes que retornam ao chatbot em um período de tempo específico
  • Taxa de autoatendimento: quão bem um chatbot resolve uma consulta sem qualquer intervenção manual
  • Gatilhos de confusão : a frequência com que sua mensagem é mal interpretada por um chatbot

5. Capture dados de teste A / B

Freqüentemente, o teste do chatbot envolve um grande número de cenários e métricas de teste A / B. 

Para criar um fluxo de chatbot quase perfeito, os desenvolvedores consideram a execução de uma série de simulações de teste e verificação de resultados em todos os fluxos. É necessário registrar e analisar os resultados dos testes A / B de cada cenário.

Para capturar com eficácia os resultados de todos os testes A / B, você pode usar modelos prontos para uso e métricas de registro, como Taxa de Retenção (FBR), Taxa de Retenção, Taxa de Ativação, Satisfação do Usuário, etc. A prática ajuda você a fazer sentido dos dados e ajuda na tomada de decisão de teste AB. Você pode visualizar ainda mais esses dados na forma de gráficos, tabelas e gerar percepções visuais valiosas. 

Você está se perguntando como criar cronogramas para uma análise de cenário de teste AB eficaz? 

Os modelos de aparência intuitiva e prontos para uso ajudam os usuários a visualizar os dados de teste, comparar e contrastar entre diferentes variantes e escolher o melhor executor com facilidade adicional.

Pensamentos finais

Com o teste A / B, o objetivo final é aumentar o envolvimento do usuário e, portanto, a taxa de conversão. Você pode criar uma estratégia de atendimento ao cliente de última geração para chatbots por meio da coleta de dados de teste AB e, simultaneamente, implementar mudanças em sua estratégia de chatbot existente.

Você também pode executar vários testes AB um em cima do outro. O segundo teste AB deve ser executado com base nos insights obtidos na primeira experiência. Assim, ao reiterar a estratégia, você pode alcançar os resultados de Vendas e Marketing desejados em um piscar de olhos. Conforme você lê, existem marcas por aí aproveitando os testes AB para aumentar leads, vendas e gerar clientes mais felizes

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