Se até empresas enormes como a Amazon e Magalu já colocaram o WhatsApp na sua estratégia de comunicação, por que você ainda está parado?

Esse deve ser o seu raciocínio para começar agora mesmo a usar o WhatsApp Business ao seu favor e começar de vez a sua estratégia de vendas pelo WhatsApp.

Antes da gente começar a falar sobre vendas pelo WhatsApp e funil de conteúdo, precisamos falar sobre gatilhos mentais, ou melhor, precisamos falar sobre os 3 principais gatilhos mentais envolvidos nesse contexto de WhatsApp.

WhatsApp Estratégia Digital – escolha a forma certa de se comunicar e mostrar o quão importante para a vida do cliente o seu produto é.

1- Antecipação

Você já percebeu que os maiores estilistas fazem desfiles conceituais antes de lançar uma coleção nova de alta costura?

E sobre os filmes da Disney? Você já reparou que sempre antes de sair um filme, eles mostram por meio de um trailer o que vem aí?

É exatamente essa ansiedade gostosa que a antecipação trás, te faz querer ver o novo filme!

Falando em Disney…

Acredito que depois que você terminar esse texto e já estiver bombando a captação de clientes por meio do marketing digital, você vai querer ler esse texto da PinkApp sobre o modelo da Disney de atendimento para retenção de clientes.

É um modelo perfeito a se seguir porque vem dando certo há décadas e com certeza pode nortear bem suas ações após o crescimento exponencial.

Mas voltando à antecipação, vê como esse próprio parágrafo anterior é uma antecipação do que você vai ver no texto?

Eu já vou falar sobre como usar a antecipação na prática pelo WhatsApp… (ops, fiz de novo =P)

Mas as vendas pelo WhatsApp não obedecem apenas a esse gatilho, o seu processo de marketing e vendas precisa ativar plenamente o…

2- Gatilho do Pertencimento

O ser humano instintivamente tem o impulso de se unir em grupos, até por uma questão histórica de sobrevivência. O homem não sobreviveria no frio, com fome ou sem companhia, ele ficaria louco.

Isso é preservado inconscientemente até hoje.

Um bom exemplo, não sei se você é dessa época, mas os grupos nas escolas dos anos 2000: as patricinhas, os emos, os nerds, etc.

A mesma coisa acontece em grupos de WhatsApp. Ali é exclusivo, só quem pertence àquele grupo terá aquela oferta especial, ou aquela vantagem exclusiva.

[Assim que você colocar esse gatilho na sua estratégia de comunicação, você fará parte do time]

Por fim, mas não menos importante temos nosso último gatilho:

3- Escassez

Esse não é o cronômetro rodando das páginas de venda ou as vagas limitadas de um evento “100% online e 100% gratuito” (essa é a forma mais manjada de todas do marketing digital, diga-se de passagem).

Mas por que esse é um gatilho importante para ser desenvolvido em uma estratégia de marketing digital?

Porque ele mata a procrastinação. Ou seja, é o mecanismo de impulso, sem pensar duas vezes (e ter uma compra 100% online e 100% racional).

E aí você pode estar se perguntando se “isso é realmente efetivo?”

Está aí o Rock In Rio para provar que a escassez é a maior aliada de qualquer show.

O que é limitada? A capacidade de compra. Então, os organizadores avisam que vão liberar a compra em um horário específico e é um salve-se quem puder, ou melhor compre quem puder.

Este ano, eu não consegui reservar o meu, vamos ver se ano que vem, mais perto do show, eu consigo.

Não feche esse post, senão ele vai sumir da sua tela e você pode nunca mais achar!

Beleza, agora que você já sabe as emoções que você ativará no seu cliente.


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Vamos ao caminho que o seu cliente percorrerá na estratégia de vendas pelo WhatsApp:

Ação 1: Capture o cliente por meio de uma recompensa digital e o encaminhe para o grupo exclusivo do WhatsApp.

O ideal é que esse grupo seja um grupo que apenas administradores possam enviar mensagem, dessa forma, evita as distrações e serve como um grupo informativo.

E você deve estar se perguntando: “Mas eu posso usar as listas de transmissão para fazer isso, não?”

A resposta você já tem: o gatilho do pertencimento. Você precisa colocar seus clientes dentro do mesmo grupo para criar e nutrir essa comunidade.

Entretanto, esse não é o único motivo

Para fazer uma lista de transmissão, esses novos prospects precisam salvar o seu número de telefone e essa é uma ação fora do seu controle. Então, se a pessoa chegou lá, falou com você, mas não salvou o número da sua empresa na agenda, já era… 

Não receberá sua oferta.

E eu tenho certeza absoluta que não é isso que você quer. Afinal você já gastou dinheiro ou tempo levando as pessoas para esse grupo atoa.

Ação 2: Envie conteúdo e informações de valor e tire as dúvidas.

Em terra de sedento, quem tem água é rei.

As pessoas que estão nesse grupo querem mais informações sobre o produto por dentro (demonstrativo), dúvidas práticas de utilização, etc. Portanto, eles têm sede de conteúdo. Envie conteúdo relacionado ao produto que você está vendendo, envie detalhes de uso, etc.

Aproveite aqui o gatilho da exclusividade para mandar conteúdos estritamente exclusivos, que somente os participantes do grupo receberão (e mais ninguém).

E mais uma vez você ativará o pertencimento ao grupo exclusivo.

Ação 3: Envie depoimentos de clientes em formatos variados ao longo do dia (escrito e vídeos curtos).

Nesse ponto não tem mistério. Envie depoimentos em formato de vídeo ou em prints para demonstrar mais autoridade.

Esse não é um dos gatilhos mentais que falamos lá no início, mas é bem importante. É uma prova social.

E para você ter noção como ele nos atinge, vou demonstrar com um breve exemplo:

Imagine que você está fazendo uma viagem e tem 2 horas para o almoço em uma cidade.

No centro da cidade, há 2 restaurantes, um do lado do outro.

O restaurante da direita está com uma fila e com quase todas as mesas ocupadas. Já o restaurante da esquerda quase não tem ninguém. Está tão vazia que até os garçons estão sentados no balcão conversando.

Em qual dos dois restaurantes você vai?

Se você não é um diferentão contra-corrente com horas e grana para gastar, você provavelmente vai escolher o mais cheio e com fila. Porque se todo mundo gosta, a probabilidade de você também gostar é maior.

Portanto, uma economia de tempo e dinheiro.

O mesmo acontece com o seu produto à venda, por isso, use esse efeito manada a seu favor.

Por fim…

Ação 4: Faça a oferta

Essa é a hora da venda, escolha a forma certa de se comunicar e mostrar o quão importante para a vida do cliente o seu produto é.

E o mais importante de tudo: dê um limite.

Uma oferta limitada (seja por tempo ou quantidade de vagas) é crucial para gerar escassez e aumentar a vontade sem ativar o modo procrastinador do seu cliente.

Agora, você já sabe como proceder na sua estratégia de marketing digital pelo WhatsApp:

  • capture o cliente
  • nutra com conteúdo exclusivo
  • engaje a comunidade
  • estimule sentimento de pertencimento
  • envie depoimentos e provas
  • faça a oferta

Essa é a base sólida para uma boa estratégia de marketing digital pelo WhatsApp, entretanto, você não precisa (e não deve) fazer essa operação sozinho.

Agora, se você quiser uma ferramenta que pode te ajudar na gestão de grupos de WhatsApp para um negócio escalável, clique aqui e saiba mais.


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