Desde que foi lançada em 2018, a API do WhatsApp Business ajuda empresas a escalarem seu atendimento ao cliente. Imagine que você possui uma rede de academias e recebe milhares de mensagens diariamente.
Com a API do mensageiro é possível distribuir a demanda entre vários analistas, programar templates para ativar um cliente (as chamadas High Structured Message) e implementar bots visando otimizar a sua operação. Veja, por exemplo, como centralizamos e agilizamos a demanda com o bot da Zap Torpedo.
Na mesma medida que otimiza a rotina de negócios, a comercialização da API também é a forma de monetização do WhatsApp (que funciona em um modelo de no ads) e até então algumas cobranças eram feitas por volume de mensagens. Supondo que você enviasse até 250 mil mensagens por mês para iniciar novas conversas, elas teriam um custo unitário de $0.0473 que vão direto às contas do aplicativo.
A boa notícia é que a partir de 1 de fevereiro de 2022 o mensageiro irá flexibilizar algumas políticas de cobrança para incentivar ainda mais negócios e viabilizar a API para empresas de menor porte.
Veja quais são as principais mudanças:
- A cada mês, cada cliente terá as primeiras 1.000 conversas gratuitas;
- Em cada conversa a quantidade de mensagens trocadas não influenciará no custo da conversa, que será único;
- Se a conversa for iniciada pelo usuário através de ads ou botões específicos das redes Meta, e se for a primeira conversa histórica do usuário com a marca, ela será gratuita. As próximas serão cobradas;
- Não haverá mais cobrança por mensagens enviadas/recebidas. Apenas por conversa (ou sessão), enviadas após 24h da primeira mensagem enviada pelo cliente;
- Haverá um custo diferente se a conversa for iniciada pela marca (USD 0,05) ou pelo usuário (USD 0,03) – preços pro Brasil;
- O envio de um HSM caracterizará o início de uma conversa iniciada pela marca.
- As janelas de conversa (sessão) são fixas e uma nova conversa é cobrada a cada 24 horas, independente do tempo de interação entre o consumidor e a empresa.
Nós, do time da Zap Torpedo, que focamos nossos esforços em oferecer a melhor experiência ao cliente, acreditamos que essa atualização é muito importante não apenas no viés financeiro. Ela também traz para o foco o aspecto conversacional do WhatsApp. Mesmo falando com uma marca, clientes esperam naturalidade nas conversas e agora que não haverá mais cobranças pela quantidade de mensagens trocadas será possível atender demandas com mais fluidez.
Se você também deseja iniciar a sua operação no WhatsApp, entenda as possibilidades e conte com os nossos consultores.
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