Os chatbots, também conhecidos como assistentes virtuais inteligentes, permitem automatizar o atendimento no mundo digital com fluxos de conversas, interações personalizadas e serviço ininterruptoAfinal, o que capta e fideliza clientes atualmente é a experiência do usuário. Porém, para diferenciar a sua marca é preciso adotar uma estratégia: o uso de chatbots!  

Desde 2019, pesquisas apontam que o uso dos chatbots por empresas aumentou 92%.  Atualmente, independentemente do produto ou serviço e tamanho e nicho da empresa, eles impactam positivamente a jornada do cliente e transformam a comunicação da sua empresa.

O que são Chatbots?

Por definição, um chatbot é um software de inteligência artificial que simula conversas com um usuário.  

Na prática, o software é capaz de manter uma conversa com você, aí do outro lado da tela, em linguagem natural através de aplicativos de mensagens e sites, por exemplo.  

Atualmente, já é possível criar chatbots integrados a plataformas como: 

  • WhatsApp; 
  • Facebook Messenger; 
  • Telegram; 
  • Lojas virtuais.  

Por isso, segmentos de entretenimento, saúde, contabilidade e comunicação já adotam o uso dessa tecnologia. 

Aumenta o engajamento do consumidor

O uso do chatbot para o marketing e para as vendas tem como foco aplicar o engajamento do público que se relaciona com as marcas.  

A partir daí, usuários são convertidos em leads e uma relação próxima pode ser estabelecida por e-mail marketing, por exemplo.  

É importante saber que 40% dos leads não se importam se um chatbot ou se é um ser humano real auxiliando, contanto que recebam a ajuda de que precisam.   

Assim, a partir do engajamento, os benefícios proporcionados pelos chatbots são:  

  • captar e qualificar leads; 
  • fazer a nutrição de contatos; 
  • gerenciar as etapas do funil de vendas; 
  • realizar rápido atendimento, melhorando a imagem da empresa perante os clientes; 
  • coletar dados sobre o mercado em que a empresa está inserida. 


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ChatBot: o que é, e como ele impacta na experiência do usuário