Os chatbots, também conhecidos como assistentes virtuais inteligentes, permitem automatizar o atendimento no mundo digital com fluxos de conversas, interações personalizadas e serviço ininterrupto. Afinal, o que capta e fideliza clientes atualmente é a experiência do usuário. Porém, para diferenciar a sua marca é preciso adotar uma estratégia: o uso de chatbots!
Desde 2019, pesquisas apontam que o uso dos chatbots por empresas aumentou 92%. Atualmente, independentemente do produto ou serviço e tamanho e nicho da empresa, eles impactam positivamente a jornada do cliente e transformam a comunicação da sua empresa.
O que são Chatbots?
Por definição, um chatbot é um software de inteligência artificial que simula conversas com um usuário.
Na prática, o software é capaz de manter uma conversa com você, aí do outro lado da tela, em linguagem natural através de aplicativos de mensagens e sites, por exemplo.
Atualmente, já é possível criar chatbots integrados a plataformas como:
- WhatsApp;
- Facebook Messenger;
- Telegram;
- Lojas virtuais.
Por isso, segmentos de entretenimento, saúde, contabilidade e comunicação já adotam o uso dessa tecnologia.
Aumenta o engajamento do consumidor
O uso do chatbot para o marketing e para as vendas tem como foco aplicar o engajamento do público que se relaciona com as marcas.
A partir daí, usuários são convertidos em leads e uma relação próxima pode ser estabelecida por e-mail marketing, por exemplo.
É importante saber que 40% dos leads não se importam se um chatbot ou se é um ser humano real auxiliando, contanto que recebam a ajuda de que precisam.
Assim, a partir do engajamento, os benefícios proporcionados pelos chatbots são:
- captar e qualificar leads;
- fazer a nutrição de contatos;
- gerenciar as etapas do funil de vendas;
- realizar rápido atendimento, melhorando a imagem da empresa perante os clientes;
- coletar dados sobre o mercado em que a empresa está inserida.
Escolha a Zap Torpedo como ferramenta de comunicação para sua empresa