Existem alguns scripts persuasivos para vender imóveis pelo WhatsApp API para Imobiliárias, além de formas eficientes de abordagens e erros que você deve evitar.
Para organizar sua gestão de vendas, conheça a seguir 16 dicas infalíveis para vender imóveis pelo WhatsApp API para Imobiliárias e saiba como conquistar resultados ainda melhores em vendas.
1ª dica: trace um planejamento estratégico
Não se afobe. Antes de começar a enviar mensagens para vender imóveis pelo WhatsApp API para Imobiliárias, tenha bem definido como você quer que a sua marca se posicione por meio da plataforma.
Afinal, isso norteará a postura adotada pela sua equipe de corretores – desde a primeira abordagem até o fechamento da compra – e também do conteúdo que será compartilhado.
No final das contas, com um planejamento estratégico em mãos, sua imobiliária terá coesão e coerência em todos os processos operacionais.
2ª dica: confira a disponibilidade do seu cliente
Mesmo sendo usado por quase todo mundo, nem todos se sentem confortáveis em receber mensagens de números desconhecidos ou corporativos.
Então, no primeiro contato com o cliente, seja cordial e pergunte se ele está disponível para manter essa troca de mensagens.
Isso demonstra que você respeita seu comprador e valoriza sua disponibilidade em estabelecer contato.
3° dica: use o WhatsApp Business API da ZAP Torpedo.
A plataforma de mensagens possibilita o uso de uma versão para empresas: o WhatsApp API para Imobiliárias.
Com fim comercial, o WhatsApp API para Imobiliárias pode ser muito útil para médios e pequenos negócios.
Apresenta uma série de funções que vão te ajudar a vender mais, como:
- a possibilidade de utilizar um telefone fixo para registro. Isso faz uma enorme diferença para os clientes que já estão em contato com você.
- as métricas de negócio que são sempre imprescindíveis para aplicação de estratégias de vendas. Assim, elas informam os números de mensagens entregues, enviadas, lidas e recebidas, com direito à etiquetas para marcar os clientes com informações do tipo “pagamento realizado” ou “pedido pendente”.
É uma forma de organizar melhor suas operações comerciais durante o trato com o cliente.
4ª dica: mantenha o profissionalismo
Uma vez que o cliente se mostrou disposto a conversar com sua equipe de corretores, utilize uma linguagem que seja próxima daquela usada no próprio aplicativo.
Mas não se esqueça! É muito importante que você encontre o equilíbrio entre a pessoalidade e uma postura profissional, já que o profissionalismo não deve ser deixado de lado nunca!
Sendo assim, para vender imóveis pelo WhatsApp API para Imobiliárias procure não ser inconveniente ou indelicado.
Isso nos leva para a próxima dica.
5ª dica: não importune seu cliente
Planeje um cronograma para as mensagens que serão disparadas pelo sua equipe de corretores e respeite os horários propícios.
Sendo assim, não encha o WhatsApp de seu cliente com inúmeras notificações. Isso é irritante!
Procure respeitar os horários comerciais e aqueles horários sinalizados por eles. Espere que suas mensagens sejam respondidas para enviar novas.
6ª dica: não faça spam
Se por um lado vender imóveis pelo WhatsApp API para Imobiliárias agrega mais pessoalidade e humanização no trato com o cliente, enviar mensagens genéricas e prontas gera o efeito completamente contrário.
Ao invés de se sentir conectado com seu negócio, seu lead ficará mais distante.
Afinal, você estará quebrando a confiança que seu cliente tem na sua marca, muito provavelmente, de maneira irremediável.
7ª dica: destine um número apenas para isso
Jamais vincule um número pessoal às ações de WhatsApp Marketing da sua imobiliária.
Você, enquanto gestor, precisa separar um aparelho e linha telefônica apenas para essa finalidade.
Afinal, confundir a vida pessoal com o trabalho pode acarretar inúmeros problemas de ordem logística, financeira e até de relacionamento. Então, evite contratempos.
8ª dica: esteja disponível
Diferente do seu cliente, que não precisa estar disposto a estabelecer contato com seu time de corretores, você, por outro lado, tem a obrigação de estar disponível para sanar suas dúvidas e entrar em contato.
Isso ajuda a melhorar a comunicação com o cliente. Portanto, para vender imóveis pelo WhatsApp, dê outras possibilidades e indique todos os canais que seus leads podem entrar em contato com sua equipe.
Isso atribui confiabilidade à sua imobiliária.
9ª dica: não deixe seus clientes “no vácuo”
Estar disponível para seus clientes significa respondê-los o mais rápido possível. Por isso, não responder a todos os seus clientes é um erro muito grave.
Além de causar uma quebra na comunicação, isso pode manchar a imagem da sua imobiliária, e até mesmo gerar perda de prospects.
Então, não deixe seus leads “no vácuo” de jeito nenhum.
10ª dica: segmente e otimize os contatos da sua lista de leads
Ao adicionar o número de seus clientes, procure atribuir diferentes classificações a partir da fase de compra em que eles se encontram, levando em consideração as métricas do funil de vendas.
Assim, na hora de construir e disparar mensagens automáticas para cada MQL, você pode ser bem específico e organizado, não perdendo a humanização, mesmo em mensagens mais genéricas
11ª dica: personalize ao máximo o atendimento ao cliente
Essa é uma estratégia que, quando bem aplicada ao WhatsApp, pode disparar as suas taxas de conversão.
Afinal, você já percebeu que a própria ferramenta possibilita abordagem mais pessoal e humanizada.
Por isso, personalize sua comunicação com o cliente: o trate pelo nome, saiba se ele gosta de ser tratado por “você” ou “senhor(a)”, sempre revise as informações que ele lhe passou para não perder o contexto etc. Essas são alguns itens que você pode se atentar.
Além de atribuir confiabilidade à sua imobiliária, esse fator torna o lead muito mais suscetível ao fechamento da compra.
12ª dica: use o WhatsApp juntamente com uma ferramenta de CRM imobiliário
Vender imóveis pelo WhatsApp API para Imobiliárias, por si só, gera ótimos resultados de vendas, mas fazer uso da plataforma aliada a um CRM para imobiliária vai otimizar ainda mais os resultados que você pode ter com o manuseio da plataforma.
Se você escolher por um CRM que se integre à plataforma WhatsApp, poderá ter acesso direto aos contatos no seu no aplicativo, sem ter que fazer esse repasse de números manualmente.
Além disso, existem inúmeras outras tecnologias, como aplicativos, sistemas e chatbots, que vão tornar a comunicação com seus clientes mais eficiente, assim como a gestão da sua imobiliária se tornará muito mais prática.
13ª dica: utilize a versão Web do aplicativo
Utilizar o WhatsApp diretamente pelo celular é bastante prático. Mas sua versão Web é também muito vantajosa pois, na hora de redigir cada mensagem, o corretor terá uma melhor visualização do conteúdo e conseguirá estruturar melhor a sua mensagem.
Dessa forma, o cliente receberá uma mensagem livre dos famosos erros ortográficos ocasionados pelo corretor ortográfico do celular e com as informações mais organizadas.
Portanto, a versão web do WhatsApp ajuda a evitar ambiguidades e pode atribuir mais clareza à mensagem.
14ª dica: envie conteúdo de fácil visualização e compartilhamento
Ao elaborar o conteúdo compartilhado no WhatsApp, leve em consideração que ele precisa ser de fácil carregamento, visualização e compartilhamento.
Afinal, você não quer entediar o seu cliente, e sim, deixá-lo interessado naquilo que você tem a dizer. Assim como também é interessante para sua imobiliária que seu material seja compartilhado entre muitas pessoas.
Por isso, priorize o envio de textos curtos, poucas imagens e, no caso de vídeos, sempre se atente ao tamanho do arquivo e se será possível baixá-lo apenas com o uso da rede móvel (4G).
15ª dica: use o envio massivo
Ratificamos ao longo do artigo o quanto é importante personalizar as mensagens enviadas para os seus leads.
Mas isso não significa que o envio de mensagens em massa deve ser abolido.
Isso é válido em situações específicas, como em datas comemorativas, anúncio de promoções e semelhantes.
Nesses casos, listas de transmissão do envio massivo de WhatsApp são uma ótima estratégia para conseguir gerar engajamento e estabelecer uma comunicação simultaneamente com muitos dos seus clientes. Além disso, é uma funcionalidade que agrega agilidade ao processo.
Isso porque, através delas as mensagens enviadas em massa podem ser personalizadas e direcionadas para cada tipo de lead.
Mas, mais uma vez: utilize com parcimônia.
16ª DICA BÔNUS: Conte com a ajuda de empresa especialista em soluções tecnológicas
Essa dica bônus é para você que quer desfrutar de um gerenciamento bem feito, coeso e que dê resultados.
E esse benefício se aplica não apenas ao uso do WhatsApp, mas também de outras ferramentas tecnológicas de comunicação.
Atualmente, é possível encontrar empresas especializadas em desenvolver, implementar e estruturar sistemas para imobiliárias que otimizam cada processo que integra a rotina de uma imobiliária.
Mas não adianta contratar qualquer uma! Na hora de procurar soluções tecnológicas, prefira uma empresa que tenha experiência de mercado e sejam consolidada no segmento, como a Zap Torpedo.
Tecnologia a seu favor
Como deu para perceber, vender imóveis pelo WhatsApp API para Imobiliárias pode ser a estratégia que faltava para o seu negócio alavancar os níveis de produtividade.
Por isso, não exite em utilizar essa e outras tecnologias a seu favor. Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco. Teremos satisfação em colaborar com o crescimento da imobiliária.