Whatsapp API 5 melhores praticas para atrair vendas- Não é novidade que o WhatsApp tornou-se um dos aplicativos mais populares no mundo, principalmente entre os brasileiros. Uma pesquisa realizada pela Statista apontou que esse aplicativo de troca de mensagens é o mais baixado no país. Além disso, cerca de 92% das pessoas que fazem o download, o utilizam no dia a dia.  

O sucesso é tanto que mais duas versões do aplicativo foram lançadas — o WhatsApp Business e o WhatsApp Business API. Pensadas especialmente para facilitar a comunicação entre clientes e marcas, essas duas variantes — especialmente o WhatsApp Business API — oferecem diversos benefícios às empresas, como melhorias nas vendas e encantamento de clientes. 

No entanto, para usufruir das vantagens e, consequentemente, alavancar resultados, é fundamental colocar algumas estratégias em prática. E é sobre isto que iremos abordar neste artigo. Acompanhe e descubra! 

Qual a importância do WhatsApp API Business para as empresas? 

Diferentemente das outras duas versões, o WhatsApp API Business foi desenvolvido especialmente para médias e grandes empresas. No entanto, não significa que ele não possa ser usado pelos pequenos negócios também. 

O principal diferencial deste tipo do aplicativo é a capacidade de integrá-lo às demais plataformas de atendimento digital da empresa, ou seja, em um só número de telefone, diversos atendentes podem manter contato com os consumidores. 

A partir dessa versão, diversos sistemas podem estar integrados — atendimento, marketing, site, entre outros —, assim problemas como lentidão, perda ou vazamento de dados e instabilidade na conexão são evitados e, consequentemente, há uma grande melhoria na experiência do cliente em relação ao atendimento. 

Além disso, existem algumas vantagens que somente esta versão do WhatsApp oferece, são elas: 

  • Verificação da conta; 
  • Uso de chatbots
  • Sem risco de infratores; 
  • Diversos tipos de botões;
  • Serviço de companhia telefônica; 
  • Integrações back-end; 

WhatsApp API Business e Chatbots

A possibilidade de implementar um chatbot no WhatsApp API é, sem dúvidas, um dos grandes diferenciais desta versão. Com a Inteligência Artificial Conversacional, as empresas conseguem aprimorar ainda mais a comunicação com os consumidores, uma vez que esta tecnologia é capaz de acelerar o atendimento, responder 24 horas por dia e de forma assertiva, encaminhar o cliente ao atendimento humano, caso necessário (Contact Center), entre outras vantagens. 

Além disso, os bots agradam o público, principalmente os mais jovens. Uma pesquisa realizada pela Sinch com mais de 2800 entrevistados ao redor do mundo mostrou que 80% dos respondentes estão satisfeitos com a disponibilidade imediata, privacidade e velocidade dessa IA. 

Com isso, investir na união do WhatsApp API e os bots só traz vantagens às empresas, já que ele ajuda a melhorar a experiência do cliente, fator que afeta nas vendas e, consequentemente, na ampliação do capital. 

Está cada vez mais nítido que a experiência do cliente deve ser o foco dos negócios. Um levantamento feito pela RightNow apontou que mais de 80% dos consumidores estão dispostos a pagar até 25% a mais em um produto ou serviço para terem uma experiência de compra mais prazerosa. 

5 dicas para encantar clientes através do WhatsApp API Business

Agora que você já sabe as mudanças positivas que a criação do WhatsApp API Business causou no dia a dia das empresas, é hora de entender as boas práticas que podem ajudar o seu negócio a usufruir ao máximo dos benefícios e ferramentas desta versão do aplicativo. 

Confira abaixo 5 estratégias que vão te auxiliar na comunicação com o cliente por meio desta plataforma! 

  1. Personalize os diálogos 

Não há nada melhor do que se sentir próximo das marcas que você consome, certo? Uma das formas de fazer os clientes se sentirem queridos e próximos da empresa é personalizar o diálogo. Pode parecer trabalhoso, mas isso trará melhores resultados ao seu negócio. Portanto, na hora de construir uma mensagem para o consumidor, torne-a mais pessoal. 

Por exemplo, use: “Oi, Thiago! Como vai? Temos uma novidade para você! O seu produto será entregue amanhã pela transportadora. Agora, é só aguardar o recebimento. Ah, e não esqueça de deixar sua avaliação depois, viu?”. Mensagens deste tipo tornam a comunicação muito mais leve e prazerosa para o cliente. 

  1. Esteja sempre disponível 

O chatbot é seu maior aliado nesta tarefa! Diferentemente de um atendente humano, a IA está disponível a qualquer momento para realizar o atendimento e solucionar problemas. Com isso, o seu cliente fica mais satisfeito com a marca e a rapidez com que teve suas dúvidas sanadas. 

Além disso, a empresa tem seus custos com mão de obra reduzidos, o que é mais uma grande vantagem de unir o WhatsApp API ao bot. 

  1. Invista no relacionamento

Não é porque a sua empresa já conseguiu estabelecer uma comunicação com o consumidor que ele pode deixar de alimentar esse relacionamento. Então, marque presença sempre que puder — e com muita cautela para não incomodar. Vale ressaltar que é preciso sempre ter a autorização do cliente (opt-in) para envio de mensagens.

Uma dica é usar o aplicativo para enviar cupons de desconto e promoções que façam sentido para aquele cliente. Assim, você mantém o canal de diálogo ativo e ainda melhora seu relacionamento ao oferecer benefícios. 

  1. Reconheça as falhas

Os clientes valorizam as marcas que estão ao lado deles nos bons momentos, mas eles reconhecem ainda mais as empresas que sabem encontrar e solucionar um problema rapidamente. Por isso, seu negócio deve saber usar o WhatsApp API para reforçar ainda mais os pontos positivos da marca e solucionar as falhas. 

Aproveite que o canal é uma plataforma integrada para utilizá-lo na resolução rápida e eficiente de problemas. Isso só amenizará a experiência negativa do consumidor, ainda que a empresa tenha cometido erros. 

  1. Aposte no conteúdo multimídia

Um dos diferenciais do WhatsApp é a possibilidade de enviar conteúdos multimídia personalizados, como: imagens, vídeos, áudios, emojis e, até mesmo, features exclusivas de listas e botões. 

Então, para melhorar ainda mais a comunicação e torná-la interativa, aposte em todas as ferramentas que a versão Business API oferece. Com certeza, a criatividade não só chamará a atenção do seu cliente, como também o deixará mais encantado.   


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