Conseguir mais conversões e aumentar o faturamento por qualquer canal de vendas é um desafio para qualquer time comercial, principalmente quando o mesmo vai testar um modelo diferente do que é usado comumente. 

De acordo com uma pesquisa da Panorama Mobile Time/ Open Box realizada em 2020, mais de 99% dos brasileiros entrevistados possuem o WhatsApp instalado em seus smartphones. Desde antes da pandemia do covid 19, já era muito comum diversos leads e clientes contactar a empresa por esse aplicativo para tirar dúvidas ou até contratar um determinado serviço.

Portanto, se sua companhia possui um time de vendas e ainda não está utilizando o WhatsApp como um dos canais de contato com o cliente, leia até o final para saber como estruturar o time de vendas no WhatsApp para ganhar eficiência na sua operação.

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Como definir os processos do time de vendas no WhatsApp

Uma boa prática é utilizar as mesmas metodologias, processos e script de vendas nos diversos canais de contato com o cliente e com o lead, afinal, se você não fizer isso a empresa terá diferentes comunicações a depender do meio que ele entrar em contato. Porém, isso não deve ser levado como 100% verdade, afinal, cada canal de contato com o cliente possui suas especificidades.

Para estruturar o time de vendas no WhatsApp, alguns pontos importantes são:

  • Utilizar todas as funções permitidas pelo WhatsApp API para ganhar eficiência na sua operação;
  • Integrar as ações de inbound marketing utilizando o CTA e divulgando o WhatsApp nas diferentes redes e mídias sociais da empresa.
  • Criar diversos links para o cliente poder acessar o WhatsApp e, dessa forma, você metrificar quais estão com mais tráfego.

Todos estes procedimentos são os passos iniciais para montar o time de vendas e para que ele esteja pronto para realizar o contato com os clientes pelo WhatsApp. Cabe ressaltar, que utilizando o Whatsapp API você pode disparar mensagens outbound marketing sem preocupação de ser denunciado por spam, pois a plataforma ZAP TORPEDO é uma empresa autorizada pela empresa Whatsapp para disparo massivo, além de criação de chatbot e vários atendentes em um mesmo número de whatsapp. Portanto ter uma API oficial do whatsapp é imprescindível para o sucesso do seu time de vendedores no whatsapp.

Outro ponto muito importante é facilitar o acesso ao WhatsApp, dessa forma ele deve estar sempre presente em todas as suas redes sociais e deve ser acessado de maneira fácil. Algumas possíveis opções são adicionar o link de WhatsApp na bio do Instagram e criar um chat de WhatsApp no site. 

Entender como metrificar as vendas pelo WhatsApp e dar esse feedback para o time de marketing é extremamente importante, pois, com isso, o marketing vai entender quais são os canais que dão mais retorno, que trazem leads mais qualificados e quais as campanhas estão funcionando ou não.

Como organizar o time de vendas no WhatsApp

A partir de todos os processos explicados anteriormente, o time comercial estará alinhado com o marketing e você vai conseguir identificar realmente todo a jornada de compra daquele determinado cliente e quais os gargalos que estão acontecendo no funil de vendas.

Dessa forma, os próximos passos que devem ser dados são:

  • Educar e treinar os vendedores para se acostumarem a utilizar o WhatsApp API;
  • Definir processos e uma rotina padronizada para quem realizar o contato por esse aplicativo;
  • Realizar um brainstorm para entender qual a melhor metodologia de qualificação de leads para esse aplicativo;
  • Definir um fluxo de cadência específico para quem converter para falar com o vendedor por este canal
  • Criar conteúdos e padronizar uma estratégia para envio dos mesmos para o cliente através desse aplicativo.

Com todos esses pontos, seu time estará bem estruturado para vender pelo WhatsApp de maneira constante e eficiente. A partir de tudo isso, ele poderá se tornar um dos melhores canais de vendas da empresa, principalmente se você conseguir identificar quais ações estão com melhor resultado e entender qual a melhor forma de impactar o lead por esse aplicativo.

Isso é necessário, pois, é bem improvável que na primeira conversa com o lead, você consiga realizar uma conversão para uma reunião e posteriormente ele já compre sua solução. Dessa forma, você deve estar preparado para nutrir esse lead e impactar ele com ações de remarketing.

Cabe ressaltar que todas essas ações devem ser pensadas de acordo com a jornada de compras daquele determinado lead e ele deve ser impactado sempre por materiais que façam sentido para ele e que agreguem valor. 

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