O whatsapp API para Call Center tem se tornado importante para as empresas de telemarketing de todo o Brasil, tendo em vista a nova implementação da Anatel que obriga os Call centers, que fazem chamadas de telemarketing ativo, a utilizar o prefixo 0303.

Por essa razão as empresas estão migrando sua operação para as plataformas de whatsapp API, para que sua atividade tenha maior eficiência e maior resultado em vendas.

Por que você deveria implementar essa ferramenta hoje na sua empresa?

Whatsapp API para Call Center é uma solução lançada pelo Facebook Inc. que permite conectar diferentes sistemas à plataforma para escalar o atendimento. Somente nessa versão é possível integrar o chatbot e a ferramenta de atendimento humano que direciona a conversa para o chat dos diversos agentes conectados ao número.

Conheça as inúmeras possibilidades do Whatsapp API para Call Center:

  1. Múltiplos atendentes usando o mesmo número de WhatsApp.
  2. Direcionar o atendimento, encaminhando o cliente para o setor responsável para resolução de dúvidas, acompanhamento de pedidos, etc.
  3. Gerenciar todas as mensagens em um único lugar. Centralizando as informações.
  4. Construir fluxos conversacionais para notificar ou alertar seus clientes de forma segura. Os mantenha informados e atualizados.

Atendimento call center via WhatsApp: como funciona?

No mundo atual, devido ao avanço das tecnologias, já não se considera que o atendimento em um call center seja feito somente por meio de chamadas telefônicas. Contatos de clientes que precisam de ajuda podem ser recebidos por meio de outras ferramentas, como os aplicativos de mensagem.

WhatsApp é uma ferramenta excelente para call center, pois, além de poder fazer ligações de áudio e de vídeo, você pode lançar mão de uma enorme variedade de recursos que aproximam seu negócio do cliente.

O aumento do atendimento call center via WhatsApp durante a pandemia

De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, realizada em agosto de 2020, o WhatsApp é a forma favorita de troca de mensagens dos brasileiros. De acordo com o estudo, 99% dos participantes afirmaram preferir o WhatsApp em detrimento de outros aplicativos, como as mensagens diretas do Instagram, Facebook Messenger e Telegram.

Se sua popularidade já era alta, com o COVID-19, ainda segundo a pesquisa, ao longo dos últimos seis meses a proporção de usuários que declararam acessá-lo todo dia subiu de 93% para 95%.

É notável também um aumento global do uso do WhatsApp em conversas relacionadas ao atendimento e suporte ao cliente. vTodo este cenário indica que, se o atendimento call center via WhatsApp já era uma tendência, a pandemia teve um papel acelerador neste processo, tornando muito importante a atenção a esta possibilidade.

Quais as vantagens de ter um atendimento call center via WhatsApp?

maior vantagem do WhatsApp é a possibilidade de estar conectado com todos os seus clientes de forma efetiva. O WhatsApp não apenas é o aplicativo de celular mais usado no Brasil, como também 95% dos usuários têm hábito de usá-lo diariamente. 

Segundo o SEBRAE, no final de 2019 mais de 73% dos pequenos empreendedores e comerciantes já utilizava este recurso como uma ferramenta de apoio às vendas. 

Se todos seus clientes em potencial usam o aplicativo diariamente, e a maioria dos negócios também usa, por que você deveria ficar de fora desta tendência?

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Veja algumas das vantagens:

  • Popularidade (milhões de brasileiros estão usando em grande frequência);
  • Muitos tipos de mensagens e muitos recursos podem ser enviadas (texto, fotos, vídeos, mensagens de voz, emojis, gifs e figurinhas);
  • Possibilidade de ligação de voz e de vídeo;
  • Múltiplas maneiras de fazer contato (individual, grupos, listas de transmissão);
  • Maior sentimento de proximidade e intimidade (as pessoas já estão usando o aplicativo, e sentem-se mais confortáveis e acolhidas permanecendo no mesmo meio de comunicação que já estão acostumadas);
  • Diversas finalidades (divulgação, compartilhamento de conteúdos, pesquisa de mercado, pedidos de feedback, atendimento, dúvidas e fechamentos).

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