O mercado empreendedor cada vez mais busca se especializar e estar próximo dos consumidores brasileiros. Os canais de vendas são formas de manter esse relacionamento, principalmente  quando se trata de um aplicativo ou rede social de grande estima dos usuários. Em 2018, pensando nisso, foi criado o WhatsApp Business API.

Você, empresário, conhece essa ferramenta? Entenda o que é essa nova modalidade do aplicativo de mensagens WhatsApp, além de como usá-la a favor de seu negócio e implementá-la na sua empresa. Veja também qual a relação dessa nova aposta do mercado com chatbots e IA (Inteligência Artificial).

O que é WhatsApp Business API?

A ferramenta WhatsApp Business API foi desenvolvida pelo Facebook e lançada em agosto de 2018. Esta é uma aplicação responsável por automatizar o processo de atendimento dos consumidores, com uma configuração que aceita plataformas de chatbots para realizar esse serviço.

Até então, o aplicativo somente dava a opção de que a empresa criasse um perfil comercial (Business) e que atendesse manualmente os consumidores que entrassem em contato. Essa também é uma opção interessante, mas que pode gerar sobrecarga caso haja um grande número de contatos.

Por isso, o processo de automatização do atendimento foi uma grande mudança da ferramenta e que atrai muitos empresários que precisam de auxílio nos canais de comunicação de sua empresa. 

Como usar essa ferramenta a favor do meu negócio

Mas, afinal, como é possível usar esse aplicativo a favor dos negócios? O WhatsApp Business API veio com um propósito: transformar o processo de atendimento de um empreendimento em uma comunicação via chatbots configurados por uma IA.

Por meio desse processo é possível acelerar o atendimento da empresa e diminuir a espera dos consumidores em outros canais de comunicação, como telefone, e-mail e afins. Para negócios de médio e grande porte, esse aplicativo aliado a uma plataforma de automatização pode ser uma excelente solução. 

Além disso, quem opta por essa ferramenta também investe na otimização da logística interna de uma empresa, já que a máquina faz o intermédio do serviço de atendimento (tirando a sobrecarga de muitos colaboradores) e permite que os funcionários trabalhem em áreas que necessitam mais do esforço humano. 


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Atendimento omnichannel e centralizado

Para os empresários que pensam em adotar o WhatsApp Business API temos uma pesquisa bastante interessante: 99% dos smartphones brasileiros utilizam o aplicativo WhatsApp para se comunicar via mensagem de texto e áudios. 

Essa porcentagem mostra que é essencial investir no atendimento pelo aplicativo, de forma omnichannel, uma vez que todos os canais de comunicação de uma empresa precisam criar vínculos de proximidade com o consumidor para que ele se sinta atraído pelo produto ou serviço.

Quando falamos prioritariamente do WhatsApp, isso é ainda mais importante! Já que os números apresentam grande uso do aplicativo é essencial que a empresa reconheça a necessidade de adentrar a este mundo e criar laços com o usuário. Quanto mais imerso o empresário estiver, maiores são as chances de concluir uma venda.

Já entendemos até aqui o que é essa ferramenta, além de como ela pode favorecer o seu negócio no mercado. Porém, precisamos levantar também as principais vantagens do WhatsApp Business API, que vão além do atendimento otimizado para os consumidores de uma empresa.

Mesmo que muitas pessoas somente enxerguem este ponto, é importante salientar que a automatização da comunicação facilita muitos processos internos e que pode até mesmo gerar economia de gastos dentro da empresa.

Por isso, separamos aqui alguns outros benefícios que você pode contar ao adotar esse serviço junto a uma plataforma de chatbots: 

  • Diminuição da sobrecarga de trabalho dos colaboradores responsáveis pelo atendimento;
  • Redução de custos através de uma ferramenta autônoma;
  • Proximidade com os usuários devido à fama do aplicativo;
  • Criação de um novo canal de comunicação.

Como implementar o WhatsApp Business API?

Uma dúvida muito frequente entre os empresários que pensam em adotar essa ferramenta é sobre como ocorre a implementação dela à empresa e aos canais de comunicação. Diferente do que se imagina, o WhatsApp Business API não funciona sozinho!

Para isso é necessário baixar primeiramente o aplicativo e entrar com o pedido de uso dessa função. Não é possível que todos os empreendimentos a utilizem, apenas aqueles aceitos pela multinacional através de uma avaliação interna.

Aprovado o uso do WhatsApp Business API é necessário buscar uma plataforma que trabalhe com a automatização e função de chatbots. 

Integração com IA

Para que a ferramenta funcione é necessário integrar com chatbots desenvolvidos através de uma Inteligência Artificial. O aplicativo não desempenha esse papel por si mesmo, é preciso implementar uma plataforma e associá-la à ferramenta do WhatsApp Business API.

No mercado existem diversas empresas que oferecem este serviço, como aqui na Zap torpedo. Com a solução Zap Torpedo você encontra não somente a automatização do atendimento por chatbots, mas também redução de custos com capital humano, além de uma plataforma com comunicação omnichannel. 

Por isso, para você que está interessado em aderir essa ferramenta de atendimento a sua empresa, conte conosco e tenha ao seu lado soluções de TI que transformam. 


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