Whatsapp e a comunicação nas escolas- Se engana quem acha que o WhatsApp não pode ter papel fundamental na educação digital. O app, por ser democrático e de fácil acesso, pode se tornar um aplicativo-chave na hora de gerenciar informações e fortalecer o relacionamento com pais e alunos. 

Confira as nossas dicas para otimizar o uso dessa ferramenta pelas escolas:

1. Centralize as informações oficiais da instituição em um único canal

Tenha um número de telefone único para a sua escola com a finalidade de transmitir informações oficiais da instituição aos familiares e alunos.

Calendário de aulas, suspensão de atividades, decisões institucionais são alguns dos exemplos de informações que podem ser transmitidas aos pais pelo WhatsApp oficial da escola.

Isso garante a credibilidade das mensagens e evita que informações cruzadas, ou até Fake News, sejam compartilhadas em nome da Instituição.

2. Envie massivamente mensagens e otimize as comunicações

Um dos recursos disponibilizados pela Plataforma WhatsApp API.

Esse tipo de envio permite que um usuário crie uma relação de contatos e faça disparos em massa da mesma mensagem para diversos contatos, que a receberão individualmente em uma mensagem privada.

O recurso pode ser utilizado para enviar recados aos pais, informações importantes sobre as aulas ou até mesmo arquivos e atividades aos alunos

Além de essa automatização otimizar tempo, ela também garante que a escola não esqueça de alguém no momento de enviar informações a um grande número de pessoas.

3. Aproxime os pais da rotina escolar dos filhos

O app de mensagens pode servir como um ótimo canal de comunicação entre a escola e os pais.

Além de responder às eventuais dúvidas, o WhatsApp também pode ser utilizado para:

  • disponibilizar notas;
  • enviar recados;
  • compartilhar dicas de estudos;
  • calendários de atividades;
  • eventos online;
  • reportar ausência ou mau comportamento dos alunos. 

É possível, ainda, promover reuniões e conversas ao vivo entre educadores e pais por meio de ligações de áudio e chamadas de vídeo.

4. Explore os diferentes formatos

O WhatsApp disponibiliza diversos formatos de conteúdo a seus usuários. No caso da educação digital, as escolas podem conversar ou enviar informações aos familiares dos alunos utilizando não apenas texto, mas também áudios, vídeos e documentos

Cada formato pode atender à necessidade do momento ou à importância de cada conteúdo. Instruções sobre a melhor forma de acessar o ambiente virtual de ensino, por exemplo, podem ser enviadas em um vídeo, enquanto um recado sobre o feriado pode ser enviado em forma de imagem ou de áudio.

5. Promova o compartilhamento dentro da própria equipe

Além do contato com pais e alunos, o WhatsApp para as escolas também pode funcionar como um canal de compartilhamento de informações entre os próprios colaboradores.

A instituição de ensino pode utilizar o aplicativo tanto para compartilhar informações escolares relevantes — como data de fechamento de notas, calendário de provas, eventos etc. — quanto para tratar de assuntos institucionais, como férias, ponto, pagamento, demandas dos professores e muito mais.

Além disso, ainda é possível que as escolas utilizem os grupos de WhatsApp para criar um ambiente virtual de troca entre educadores e demais funcionários.

Um espaço onde as pessoas possam trocar experiências umas com as outras, dividir suas percepções sobre a educação digital, compartilhar materiais ou até mesmo dar suas sugestões de melhoria à instituição.

Isso cria um ambiente seguro para todos e mantém as equipes alinhadas entre si.


Escolha a Zap Torpedo como ferramenta de comunicação para sua empresa

6. Invista em chatbots para otimizar a comunicação com pais, alunos e professores

Em uma escola com um número elevado de estudantes, estabelecer uma comunicação assertiva com alunos e familiares pode se revelar um grande desafio.

As informações precisam ser organizadas, claras e objetivas, a fim de evitar qualquer desencontro ou falta de informação. Por isso, os chatbots podem ser uma ótima solução para otimizar o WhatsApp para escolas.

Os chatbots para escolas podem ser utilizados como complemento ao atendimento humano, automatizando respostas mais simples, como:

  • dúvidas objetivas sobre notas;
  • horários de aulas;
  • datas de provas e eventos;
  • prazos ou até mesmo disponibilizando informações institucionais (como telefones, endereços de e-mails e links).

O atendimento automatizado eficaz otimiza tempo e trabalho de funcionários da escola e ainda proporciona uma experiência positiva aos usuários, sejam eles alunos, pais ou professores. 

A educação digital pode ser um grande desafio, ainda mais se desenvolvido em um contexto atípico como o de uma pandemia, mas podemos utilizar a tecnologia a nosso favor e, a partir disso, gerar experiências marcantes e positivas a todos os envolvidos. O WhatsApp é um exemplo disso.

O WhatsApp para escolas pode ser utilizado tanto para otimizar a comunicação interna da instituição quanto para aproximar os pais das atividades escolares de seus filhos e engajar os alunos por meio de conteúdos em diferentes formatos.


Escolha a Zap Torpedo como ferramenta de comunicação para sua empresa

WhatsApp e a comunicação nas escolas