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WhatsApp para laboratório – Não muito tempo atrás em estabelecimentos como clínicas era preciso ligar para marcar uma consulta ou exame. Mas agora, o uso do WhatsApp para laboratórios facilitou e agilizou a vida de todos, tanto para clientes quanto para as empresas. 

A digitalização de mercado e a informação pode chegar a milhares de pessoas em segundos. Por isso, o WhatsApp para empresas torna-se tão necessário!

Principalmente porque a ferramenta é uma das formas mais usadas pelos brasileiros para a troca de mensagens e informações. Se eles já utilizam o app na vida pessoal, nada mais fácil que utilizá-lo para cuidar da saúde.

A importância de uma plataforma Whatsapp API

Com a conta empresarial WhatsApp API, o empresário terá todo controle de conversa de seus funcionários e tudo será gravado em uma única plataforma, além do mais poderá ter quantos atendentes desejar em um único número que pode ser o telefone fixo da empresa, o que torna mais profissional deixando a sua empresa com uma boa imagem no mercado de eficiência em atendimento.

Outra grande questão é almejar facilitar a vida das pessoas: os funcionários da empresa terão a rotina otimizada, a empresa reduzirá custos e a pessoa estará se comunicando com a empresa de uma forma mais direta e simples.

Benefícios de incluir o WhatsApp no atendimento de laboratórios

Além disso, outros atributos e benefícios do WhatsApp que permite escalar um negócio no setor de saúde são:

  • intuitividade para mexer na Plataforma;
  • serve para todas as idades;
  • exclui a necessidade de aplicativos próprios, os quais necessitam de maiores investimentos;
  • útil para laboratórios e clínicas de qualquer porte;
  • possibilidade de automação de mensagens com a implantação de chatbots;
  • atendimento mais rápido e dinâmico;
  • possibilidade de envio de resultados de exames;
  • sanar dúvidas recorrentes;
  • fidelizar e estreitar laços com os pacientes;
  • enviar conteúdos com novidades e informativos;
  • promover conforto para o cliente, que com o uso do app não precisa sair de casa;
  • evitar conversas paralelas entre paciente e atendente;


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Escalando o atendimento com o WhatsApp

Agora que você entendeu os benefícios do WhatsApp para clínicas e laboratórios, é hora de saber como é possível escalar o atendimento com a Plataforma.

Invista na divulgação

Ao criar um novo canal de comunicação é preciso divulgá-lo para que essa estratégia seja executada, concorda?

Por isso, escolha um número que o negócio já utiliza ou um número que seja fácil de memorizar. Logo em seguida, informe-o por meio dos canais de comunicação já existentes, como o Instagram. 

Outra forma eficiente de divulgação é criando ofertas especiais, como cupons de desconto para que os clientes iniciem conversas pela Plataforma. Pode-se também adicionar botões CTA (call-to-action) com o link para iniciar uma conversa por meio de anúncios pagos. 

Ofereça um menu numerado como o de ligações

Aquele menu de opções numeradas quando um cliente liga para você também pode ser instalado de forma automatizada nas mensagens do WhatsApp. Essa é uma das melhores formas de agilizar o atendimento para sanar qualquer dúvida que o usuário apresente. 

Pense na ideia de implantar quick replies

Os quick replies, ou respostas rápidas, em inglês são aquelas mensagens prontas na caixa de digitação. Assim, ele não perde tempo digitando e você consegue executar o fluxo de mensagem do jeito que foi estruturado. 

Incorpore a inteligência artificial

O uso da inteligência artificial no mercado veio para ficar. Essa é mais uma possibilidade para escalar um negócio, e pode contar com a ajuda de ferramentas de Processamento de Linguagem Natural. Mas o que isso quer dizer? 

Bom, ao utilizar a IA por meio dos chatbots, é possível que o robô entenda uma variedade de frases vindas do usuário. Como consequência, o chatbot consegue responder de um modo natural e até passar o atendimento para um humano.

Engaje o público

engajamento do público é importante e por isso é preciso investir em técnicas que mantenham o público sempre interessado no seu negócio e no canal de comunicação feito para agilizar o atendimento. 

Por isso, conte com o envio de notificações e lembretes de exames e resultados. É possível usar templates de mensagens para entrar em contato com a pessoa e lembrá-la de compromissos e pendências, de forma amigável e simples.

Além de manter o canal de comunicação vivo, o objetivo aqui é dar continuidade ao atendimento na mesma conversa e quem sabe sanar outras questões. 

Por fim, para facilitar e agilizar ainda mais, comunique com os clientes de antemão o que é preciso para realizar o atendimento. Estamos falando sobre ter o RG e CPF em mãos, assim como a carteirinha do plano de saúde, se for o caso, estipular o tempo mínimo em que a pessoa precisa realizar o pedido de agendamento e outras questões para a identificação do usuário. 


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