Você sabe o que é uma assistente virtual, ou chatbot? Pode até ser que você ainda não conheça esse termo, mas é bem provável  que você já conversou com um chatbot ao ser atendido por uma empresa.

Chatbot são programas que automatizam o atendimento de uma empresa. Esse termo vem da união das palavras chat e robot, em inglês, que significa conversa e robô.

Os chatbots são cada vez mais comuns. Hoje, é muito difícil encontrar uma empresa com um setor de atendimento ao cliente profissional e eficiente que não utilize uma ferramenta de atendimento automatizado.

Por isso a Zap Torpedo está no mercado, para atender não só o nicho de chat bot no whatsapp para agência de viagens, mas os diversos nichos que necessitam deste atendimento que auxiliam os atendentes a filtrar o que necessitam para o fechamento de venda.

Vantagens na utilização de um assistente virtual em uma agência de viagens

As agências de turismo que implantaram um chatbot tanto no site quanto no whatsapp para atender os seus clientes tem observado diversos benefícios na utilização dessa ferramenta. Dentre eles, podemos citar:

  • Redução de custos: um chatbot pode atender com eficiência dezenas, ou até centenas, de pessoas ao mesmo tempo. Com isso as empresas estão reduzindo significativamente o seu custo com funcionários. Em grandes empresas, o chatbot pode resolver o problema inicial do cliente, ou mesmo filtrar a sua demanda para o agente especializado nesse tipo de atendimento.
  • Alta disponibilidade no atendimento: por ser um programa, o chatbot pode ser programado para atender aos seus clientes 24 horas por dia, 07 dias por semana, 365 dias por ano, sem interrupção.
  • Cotação automática de passagens aéreas.
  • Personalização: os chatbots podem ser altamente personalizados, conforme o perfil de cada cliente. Por exemplo, uma pizzaria identifica que um determinado cliente tem o hábito de comprar pizza na quarta-feira. O chatbot pode ser configurado para enviar propagandas e ofertas para esse cliente nesse dia específico.
  • Automação de processos: com chatbot, sua empresa consegue padronizar os processos de trabalho, atendendo todos os clientes da mesma forma. Isso faz com que o atendimento ao cliente seja muito mais confiável e profissional.

Entretanto, é claro que o chatbot não substitui completamente o trabalho feito por um ser humano.

Mesmo com o avanço da tecnologia, inclusive com a utilização de inteligência artificial, ainda é impossível prever toda e qualquer demanda, dúvida ou reclamação de um cliente.

Mesmo assim, os chatbots são um grande aliado de qualquer pessoa que trabalhe no mercado de turismo, principalmente por automatizar e padronizar tarefas manuais e rotineiras.

Como os chatbots funcionam

Os chatbots são configurados para receberem uma informação e, após processarem frases e palavras chaves, fornecer a resposta para os usuários.

Existe todo tipo de chatbot ou assistente virtual, dos mais simples aos mais complexos. Os mais básicos normalmente são baseados em regras de perguntas e respostas.

Os mais complexos são programados com o uso da inteligência artificial, conseguem entender o que as pessoas estão perguntando,  apresentar as respostas corretas, e aprender com cada interação recebida (machine learning)

ZapTorpedo, assistente virtual do WhatsApp para agências de turismo

O WhatsApp é, sem dúvida, uma das principais ferramentas de comunicação em todo o mundo. No começo de 2020, a empresa comemorou a marca de mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo.

Isso nos faz chegar a uma conclusão importante: se você ainda não utiliza o WhatsApp para vender os serviços ou produtos da sua empresa você está perdendo dinheiro. O potencial de vendas utilizando essa rede social é enorme.

Segundo alguns estudos, uma pessoa visualiza o seu aplicativo do WhatsApp entre 70 e 150 vezes por dia!

Pensando nesses números, diversas empresas desenvolveram ferramentas de atendimento, os chatbots, baseados especificamente em respostas para o WhatsApp.

É o caso da Zap torpedo que desenvolveu a assistente virtual  assistente virtual do WhatsApp para diversas empresas, inclusive agência de viagem. Além disso nossa Plataforma inclui disparo massivo sem bloqueio do número e vários atendentes em um único número de whatsapp

Agende uma demonstração da nossa Plataforma completa!


Escolha a Zap Torpedo como ferramenta de comunicação para sua empresa

WhatsApp para Agência de Viagens