8 motivos que podem fazer você ser banido do WhatsApp

Se você não deseja ter o WhatsApp banido, é importante conhecer algumas regras do mensageiro. Como poucos usuários destrincham os Termos de Uso dos aplicativos, não é raro que alguns percam o acesso à conta devido a alguma violação desconhecida.

Nesses casos, o usuário vai esbarrar na mensagem “Seu número de telefone foi banido do WhatsApp. Fale conosco para obter ajuda”. E, como o próprio aviso sugere, o indicado é acionar o suporte do aplicativo, sobretudo se você acredita que o banimento foi indevido.

1. Utilizar versões não-oficiais do WhatsApp

Um dos motivos mais conhecidos para ter a conta penalizada é o uso de versões modificadas da plataforma, como GB WhatsApp e WhatsApp Plus. Esses programas, desenvolvidos por terceiros, violam diretamente os Termos de Uso do mensageiro. E, além disso, ainda ameaçam a segurança do usuário.

A regra também vale para outros aplicativos que não replicam o WhatsApp, mas que realizam ações dentro da plataforma. Se você gosta de alterar a aparência das conversas e adicionar funções por meios não-oficiais, a sua conta pode sofrer penalidades.

2. Coletar uma grande quantidade de dados pessoais

Coletar dados, em pequena ou grande escala, usando ferramentas manuais ou automatizadas é uma prática proibida. Aliás, não importa a finalidade da coleta, ela é considerada irregular pelo WhatsApp. Em um rol exemplificativo, o mensageiro cita o recolhimento do número de telefone, a foto de perfil e até mesmo o recado inserido pelo usuário.

3. Adicionar contatos a grupos sem a sua permissão

Através da ferramenta de denúncia, usuários podem sinalizar possíveis violações dos Termos de Uso do mensageiro. Entre elas, está o ato de adicionar contatos em grupos sem permissão prévia. A penalidade se torna ainda mais provável se o número adicionado não possui o seu contato salvo. Outra prática repreendida é o compartilhamento de contatos sem autorização. Na dúvida, sempre pergunte.

4. Gerar spam no aplicativo

A mesma lógica se aplica àqueles que geram spam na plataforma. Se você gosta de enviar dezenas de mensagens para múltiplos contatos, fique atento. É possível que a sua conta seja denunciada e, a partir disso, banida.

Ainda que o remetente seja livre para bloquear o seu número, o WhatsApp pode entender que você não tem feito um bom uso da plataforma e aplicar uma correção. Isso vale até mesmo se você utilizar ferramentas internas, como a Lista de Transmissão.

5. Encaminhar informações falsas ou nocivas

O WhatsApp implementou diversos recursos e mudanças para evitar a disseminação de notícias falsas. Naturalmente, essa não é uma prática bem vista pelo mensageiro, que pode banir contas que fazem isso com frequência. Portanto, tome o cuidado de verificar as informações antes de repassá-las.

6. Práticas ilícitas no aplicativo

Assim como a disseminação de notícias falsas, o WhatsApp repreende qualquer prática ilícita no aplicativo. Isso inclui a violação de direitos autorais, se passar por outra pessoa, realizar ameaças, praticar assédio ou qualquer ação que viole a legislação brasileira.

7. Ameaçar a integridade e segurança do WhatsApp

A sua conta será banida se você, por qualquer meio, ameaçar a integridade do mensageiro. O usuário não pode manusear os serviços da empresa de forma não autorizada ou de modo que prejudique o WhatsApp, os sistemas, usuários ou terceiros. Novamente, em um rol exemplificativo, o app cita práticas como engenharia reversa, a extração de código e a transmissão de vírus para os sistemas.

8. Usar uma conta em vários celulares ou com vários números

Se você desembarcou nesta matéria para descobrir porque foi penalizado, saiba que já ensinamos como recuperar um WhatsApp banido temporariamente. O processo é simples, mas exige paciência. Aliás, se a sua conta foi banida seguidas vezes ou foi relacionada a alguma violação grave, talvez não seja tão fácil recuperá-la.

Fonte: Canaltech

Conheça nossos Preços e Pacotes especiais

whatsapp api para equipe de vendas
  • 8 motivos que podem fazer você ser banido do WhatsApp

    Se você não deseja ter o WhatsApp banido, é importante conhecer algumas regras do mensageiro. Como poucos usuários destrincham os Termos de Uso dos aplicativos, não é raro que alguns percam o acesso à conta devido a alguma violação desconhecida. Nesses casos, o usuário vai esbarrar na mensagem “Seu número de telefone foi banido do WhatsApp. Fale…

8 motivos que podem fazer você ser banido do WhatsApp