A pandemia gerada pelo coronavírus provocou grandes mudanças no mercado de trabalho, com isso o interesse no whatsapp API para recrutamento e seleção só tende a aumentar nos próximos anos. Isso porque, as empresas viram um potencial maior de alcance no recrutamento online, se comparado ao recrutamento tradicional, possibilitando a atração de novos talentos para seus negócios. Pensando nisso, organizamos nesse artigo informações sobre como o WhatsApp empresas para recrutamento e seleção consegue aumentar a velocidade e a eficiência de suas contratações. Prossiga com a leitura para entender! 

E-recrutamento e WhatsApp empresas

Diante de um novo cenário social, faz sentido que empreendedores busquem por novas ferramentas e soluções que permita facilitar as diferentes etapas do funil de recrutamento. Tais como: localização, atração, avaliação, a entrevista e, por fim, a contratação. E o WhatsApp surgiu como uma solução promissora para otimizar os processos seletivos das empresas e, consequentemente, o trabalho da equipe de Recursos Humanos (RH).

A ferramenta vem ganhando cada vez mais espaço nos mais diversos setores de trabalho em uma organização, em especial no setor de RH. Não é para menos: a internet, os aplicativos de comunicação, e as redes sociais se tornaram o principal meio de candidatura de vagas. Com isso, a facilidade de uso do app favorece desde a divulgação de vagas até mesmo a seleção de talentos por parte da empresa. A ideia é tornar o processo mais simples, principalmente para os candidatos.

Benefícios em utilizar o WhatsApp empresas para atrair e recrutar talentos

O uso do WhatsApp se tornou um grande aliado para o setor de RH. Pois, se bem utilizado, pode trazer diversos benefícios em termos de praticidade, employer branding e até velocidade na comunicação. Portanto, entenda a seguir um pouco mais sobre as vantagens de utilizar o WhatsApp empresas nas suas contratações:


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Maior taxa de abertura

98% das pessoas estão no WhatsApp, sendo assim, as taxas de abertura são impressionantes, principalmente se comparado ao e-mail. Qualquer e-mail enviado corre o risco de se perder, ir para a caixa de spam e nem ser lido pelo destinatário. Com o WhatsApp, as mensagens possuem mais garantias de serem entregues e uma maior chance de leitura por parte do candidato.  

Aumento na velocidade de troca de informações

Com uma taxa maior de abertura, vem também uma velocidade maior de troca de informações. Benefício esse que favorece ambas as partes. Afinal, a falta, a demora ou até mesmo o desencontro de informações são grandes problemas dos processos seletivos. E o Whatsapp pode oferecer uma solução eficaz para isso, ao oferecer oportunidades para breves diálogos como:

  • agendar entrevistas;
  • tirar dúvidas de candidatos;
  • coletar informações;
  • e até mesmo fazer uma pré-seleção.

Automação do processo

Um recrutamento de alto volume envolve diversos processos e etapas que demandam recursos financeiros, humanos e muito tempo. Nesse sentido, o WhatsApp pode ajudar a economizar tempo ao automatizar tarefas considerada de baixo valor, como:

  • agendamentos;
  • envio de convites para entrevistas;
  • coleta de informações, dispensando formulários extensos;
  • envio de informações necessárias, entre outras.

Dessa forma, a sua empresa poderá se concentrar em construir relacionamentos com os candidatos.

Fortalece a marca empregadora

A preocupação com a imagem que a empresa passa aos seus candidatos é algo que vem crescendo cada vez mais. E, utilizar o WhatsApp empresas no seu processo de recrutamento tem um impacto positivo na imagem que o candidato tem acerca do seu negócio. Isso, pois, além de deixar as informações principais a mostra, gerando maior confiança, também transmite uma sensação não tão formal quanto a de uma abordagem tradicional, como do email, por exemplo – um aspecto fundamental nos dias de hoje.

Com a simples utilização da ferramenta nos processos seletivos, e a agilidade que ela proporciona ao processo de comunicação, a sua marca empregadora se fortalece quase que de forma automática. 

Maior privacidade

Ligações telefônicas podem ser ouvidas por terceiros e acontecer em momentos inesperados. Os melhores talentos provavelmente não estão disponíveis no mercado de trabalho, e garantir essa privacidade no contato pode favorecer não só a empresa, como também os candidatos. E como você já deve saber, a comunicação através do WhatsApp é silenciosa.   

Melhora a experiência do candidato

Melhorar não só a experiência do candidato como também dos funcionários de uma empresa é um assunto que vem sendo cada vez mais trabalhado no ambiente organizacional. E o WhatsApp empresas pode auxiliar sua equipe – e muito – nesse aspecto, principalmente por sua facilidade e praticidade.

Poder falar diretamente com o recrutador, sem ter que enviar inúmeros emails, ou tentar ligar para um profissional que, devido à sua rotina de trabalho, nem sempre está disponível, é um ponto positivo e que, geralmente, é valorizado por qualquer público, de qualquer vaga oferecida. Além disso, toda a burocracia de preencher fichas de inscrição poderá ser exterminada por meio de uma ferramenta que já se faz presente no dia a dia do candidato, assim, tornando a experiência de candidatura muito mais positiva. Sem falar de uma experiência acolhedora que já faz parte da ferramenta. 

Agilidade nos processos de comunicação

Ao encontro do ponto anterior, o uso dessa ferramenta pode tornar os processos de comunicação muito mais ágeis e facilitados. Afinal, sem dúvidas, o WhatsApp é um dos principais veículos de comunicação do brasileiro. Isso significa que o processo de comunicação tende a facilitar, principalmente por meio de uma ferramenta gratuita.

Aumento da taxa de conversão

Com uma experiência boa e acolhedora, e uma agilidade nas etapas iniciais do processo de recrutamento e seleção, há um consequente aumento da taxa de conversão de candidatos inscritos. Afinal, é possível provar que bons profissionais tendem a desistir de processos muito burocráticos e nada práticos.

Banco de talentos recheado

Por fim, esse é um benefício consequente do anterior. Quanto mais candidatos inscritos nas vagas, maior a possibilidade de ter em seu banco de talentos um maior número de profissionais de alto desempenho.    

Como melhorar suas contratações através do WhatsApp Empresas?

O WhatsApp é o app de mensagens e comunicação mais famoso do mundo, e com o tempo foram surgindo atualizações que garantem uma experiência melhor aos usuários. É o caso do WhatsApp Business que surgiu com uma proposta de facilitar a comunicação entre empresas e consumidores. Mas, por que não facilitar a comunicação externa entre candidatos e empresas nos processos de recrutamento e seleção? Separamos a seguir algumas possibilidades de uso do WhatsApp empresas no RH, bem como melhorar suas contratações. Confira!  

1. Perfil comercial

A possibilidade de incluir as informações principais da empresa, permite que o seu negócio tenha a sua cara dentro do app. Também é possível incluir horário de funcionamento, endereço da empresa, site, uma breve descrição onde você pode incluir a missão, a visão e os valores organizacionais. Tudo isso para facilitar uma identificação do candidato acerca da empresa, além de um fit cultural.  

2. Mensagens automatizadas

No aplicativo é possível responder mensagens de forma automática. Sendo assim, sua equipe pode configurar uma saudação com uma breve apresentação da sua empresa, por exemplo. Além disso, também é possível definir respostas rápidas para as perguntas mais frequentes, tornando a comunicação muito mais simples e rápida.

Sabemos que o recrutamento pode se tornar um processo demorado que envolve inúmeras etapas iniciais: ligações, triagem de currículos, cartas de apresentação, formulários de inscrição, entre outras. No entanto, antes de se comprometerem com o processo, muitas vezes os candidatos buscam por respostas para uma série de aspectos importantes, como:

  • remuneração e benefícios;
  • plano de carreira;
  • clima e cultura organizacional;
  • horários e oportunidades de horários flexíveis;
  • cultura de diversidade, entre outras. 

E o WhatsApp empresas oferece os chatbots, que podem responder a essas perguntas em tempo integral. Ou seja, 24 horas por dia e 7 dias por semana. Além de fornecer informações de forma consistente.

3. Análise de estatísticas

Com as funções do WhatsApp Empresas, é possível ter acesso a métricas que facilitam a análise de sua equipe de RH. Tais como:

  • mensagens enviadas;
  • mensagens recebidas;
  • lidas e respondidas. 

Assim, permitindo um melhor controle sobre a comunicação com os candidatos, podendo entender quais são as taxas de conversão e interesse nas vagas em questão.  

4. Pré-avaliação do candidato

A partir do WhatsApp Business, a sua equipe pode enviar aos os interessados perguntas básicas sobre seu perfil, simulando uma entrevista, até chegar uma entrevista mais formal e completa. Sua equipe pode configurar os chatbots para prosseguirem automaticamente com o questionário a partir das respostas dos candidatos. Esse contato pode funcionar como uma pré-avaliação, verificando se o candidato realmente tem todos os requisitos do cargo. Podendo incluir perguntas como:

  • O que você mais valoriza no seu ambiente de trabalho?
  • O que te torna ideal para o cargo? 
  • Por que você gostaria de fazer parte da nossa equipe?
  • Você tem experiência na tecnologia X? 

Ao ler as respostas mais promissoras, a equipe pode selecionar os candidatos que irão para as próximas etapas do processo.  

5. Leitura de QR Code em anúncios de emprego

Se você tem uma loja física pode usar mais essa função do WhatsApp Empresas. Saiba que é possível integrar um QR Code em um anúncio de emprego ou em algum banner. Assim, os candidatos podem iniciar uma conversa no WhatsApp e enviar seus currículos de forma simples e muito acessível. 

Como exemplo, a Google usou a criatividade e adicionou QR Code em camisetas de marca. Ao digitalizar o QR Code com seu smartphone, você iria direto para uma conversa com a gigante da tecnologia.    

6. Modelos de mensagens no WhatsApp Empresas para atualizar os candidatos

O envio de modelos de mensagens é mais um recurso dessa ferramenta, que permite enviar mensagens aos clientes e candidatos em grande escala. Trata-se de um recurso muito interessante para manter os candidatos informações sobre o processo de contratação.

Dessa forma, sua equipe consegue automatizar etapas importantes do processo que são geralmente negligenciadas, como, por exemplo, o feedback de retorno das etapas, se foram rejeitados, uma sinalização positiva para a próxima etapa, entre outras.  

Por fim, podemos perceber a partir desse material, que a ferramenta oferece uma linguagem simples, automação, disponibilidade 24 horas e informações centralizadas. Assim, facilitando o processo de recrutamento e seleção, e claro, tornando a comunicação com os candidatos muito mais rápida.

Fonte: https://blog.empregare.com/


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