O uso do Whatsapp API Oficial para sua clínica médica pode ser uma estratégia muito interessante para a fidelização de pacientes. O recurso tem o intuito de simplificar a interação com os clientes, otimizando o atendimento e aumentando a produtividade na recepção. 

Consultórios médicos, clínicas e laboratórios podem utilizar o WhatsApp para otimizar rotinas e fidelizar clientes.

Como utilizar o WhatsApp na saúde de forma assertiva?

Profissionais da saúde podem utilizar o aplicativo de mensagens tanto para otimizar as tarefas do dia a dia quanto para oferecer um atendimento mais eficiente e ágil para seus pacientes. Entenda como o WhatsApp pode ser utilizado de forma mais assertiva na saúde:

Invista em um atendimento memorável

O atendimento próximo e personalizado é um importante fator de retenção e satisfação de clientes com a sua marca.

Por isso, use e abuse dos recursos que o WhatsApp oferece para desenvolver um atendimento rápido, atencioso e eficiente para seus clientes.

Além de conversar diretamente com as pessoas, utilizar o WhatsApp na saúde permite ainda que você e seu público realizem com poucos cliques:

  • agendamentos de consultas;
  • disponibilização de resultados exames;
  • esclarecimento de dúvidas;
  • atualização de fichas cadastrais;
  • e muitas outras atividades que, antes, demandavam o deslocamento dos pacientes até o consultório, clínica ou laboratório.

Ofereça suporte aos seus clientes

Utilizar o WhatsApp como um canal no qual os pacientes conseguem tirar dúvidas e ter suporte de forma ágil e eficaz será um diferencial para você e seu negócio.

Caso a demanda seja muito grande, uma ótima saída para não sobrecarregar colaboradores nessa tarefa é apostar na automatização do atendimento.

Assim, parte do atendimento, geralmente a parte mais simples, é conduzida por um software de forma automática e inteligente, enquanto as questões mais complexas são redirecionadas para que um atendente humano resolva.

E o melhor, sem que o cliente necessariamente perceba essa troca no atendimento.

Use as notificações a seu favor

As notificações têm um ótimo efeito sobre os usuários, pois é a partir dela que nasce a primeira impressão sobre o contato. Por isso, aposte em chamadas objetivas e textos inteligentes para despertar o interesse do seu público.

Assim, você conseguirá chamar a atenção das pessoas e a chance delas prestarem abrirem e interagirem com seu conteúdo é muito maior.


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Invista em chatbots

Lembra que falamos sobre a automatização do atendimento? Pois bem, o chatbot é uma solução que tem se tornado cada vez mais popular e funciona muito bem para o WhatsApp na saúde.

Ao vincular sua conta a um bot, o software será capaz de oferecer um atendimento automatizado e inteligente aos seus pacientes.

Além de desafogar sua equipe de atendimento, ele também consegue prestar suporte e tirar dúvidas a qualquer dia e horário, resultando em uma assistência contínua a seus clientes e maior satisfação por parte deles. 

Atenção às políticas do WhatsApp

Apesar do WhatsApp ser uma ótima solução para profissionais da área da saúde, é preciso ficar atento às políticas do aplicativo e o que ele não permite que esses profissionais façam ao utilizar o app para fins de trabalho.

Segundo o app, “as empresas não podem vender nem promover a venda de drogas ilegais, recreativas ou sujeitas a prescrição médica”. O mesmo vale para farmácias e outras empresas da indústria farmacêutica.

Portanto, é proibido comercializar remédios na plataforma. No caso de receitas e atestados, as políticas do WhatsApp não proibem o compartilhamento. No entanto, cabe às regulamentações locais a aceitação ou não de receitas e atestados compartilhados por WhatsApp.

É importante frisar que, no que tange ao uso do WhatsApp na saúde, é permitida a venda de serviços e produtos que não sejam medicamentos, como itens de higiene pessoal e conveniência.

Vantagens do uso do Whatsapp para sua clínica

  • O Whats Business vai ajudar a fidelizar os seus pacientes, além de agilizar o atendimento médico. 
  • Ajuda a organizar melhor o fluxo de pacientes, tornando a recepção mais produtiva. 
  • Contribui para evitar desmarcação de consultas em cima da hora. Com o aplicativo, é possível criar mensagens automáticas de confirmação de consulta.
  • É possível ainda acompanhar análises e estatísticas das mensagens. O Whatsapp empresarial disponibiliza métricas como taxa de recebimento, de abertura, de resposta e até de conversão. 

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