Saiba como utilizar o WhatsApp no ambiente corporativo de forma eficiente

O WhatsApp é uma excelente ferramenta para se comunicar com agilidade. A troca mensagens e o envio de fotos e vídeos de maneira simples são características desse aplicativo que chamam bastante a atenção dos usuários.

Segundo levantamento realizado por três pesquisadores sobre o uso desse app no ambiente de trabalho, 57,5% das empresas utilizam esse recurso para a comunicação com as equipes e os clientes.

Por outro lado, é necessário adotar regras para que o aplicativo não prejudique o desempenho dos empregados. Pensando nisso, vamos apresentar algumas dicas para usar o WhatsApp corretamente no mundo corporativo. Confira!

Tenha cuidado ao criar grupos com funcionários

Um gestor deve avaliar se é necessário usar o aplicativo para encaminhar as demandas para a equipe. A recomendação é alinhar com os empregados sobre a criação do grupo.

Dessa maneira, haverá uma maior aceitação dos colaboradores sobre o uso da ferramenta, o que é fundamental para aumentar a produtividade e evitar conflitos.

Procure não enviar mensagens referentes ao trabalho nos horários de folga

O descanso dos funcionários precisa ser respeitado. Procure não encaminhar demandas do trabalho fora do expediente.

Se for necessário ter um contato urgente com o empregado durante a folga, ligue para ele. É fundamental que as regras de comunicação sejam devidamente estabelecidas para não haver constrangimentos para os colaboradores.   

Tente não falar sobre assuntos diferentes do ambiente de trabalho

É impossível não abordar temas diferentes do assunto principal do grupo. Mas evite ao máximo essa prática, porque ela pode tirar o foco de alguns participantes e influenciar negativamente no desempenho.

Evite abreviações e emojis

O uso de abreviações deve ser restrito para não atrapalhar o entendimento da mensagem. Priorize a clareza e a objetividade do conteúdo.

A utilização dos emojis – carinhas do aplicativo – também precisa ser restrita. O melhor é usá-los apenas em ocasiões específicas (parabenizar um amigo pelo aniversário, mostrar que ficou satisfeito com uma resposta, por exemplo).

Conheça a Plataforma ZAP Torpedo e integre seu Whatsapp, Telegram e Messenger em um único sistema de atendimento. Assim você terá mais dinamismo em seu atendimento e mais vendas. Clique no botão abaixo e peça uma demonstração

Esteja atento ao vazamento de informações

Não se deve compartilhar assuntos abordados no grupo com terceiros. As informações corporativas devem ser mantidas na esfera profissional. Um dado divulgado de maneira equivocada pode prejudicar os resultados de uma empresa.

Silencie grupos e contatos

Se você não fica sem olhar as notificações, opte por deixar os grupos silenciados. Assim, é mais fácil manter a atenção somente com as atribuições do trabalho.  

Seja profissional

Evite conversas aleatórias com amigos ou familiares durante o expediente. Cuidado com o assunto e a linguagem utilizada. Lembre-se de que você não está em casa para usar o WhatsApp com liberdade.

Defina regras para uso do celular e aplicativos

Procure não responder a uma mensagem no momento em que foi recebida, a não ser em casos de extrema necessidade. Estabeleça horários, ao longo do dia, para responder a todas as mensagens de uma só vez.

Usar o celular várias vezes por dia para se comunicar pelo WhatsApp no ambiente de trabalho pode ser um hábito mal visto pelos gestores e os colegas de trabalho.

Bom senso é fundamental

Utilizar os recursos disponíveis com inteligência é uma maneira de evitar problemas. O WhatsApp pode ser um grande aliado na comunicação profissional.

Com certeza, o uso responsável e consciente do aplicativo aumenta a produtividade da equipe e gera resultados positivos para qualquer empresa.

Fonte: https://prodest.es.gov.br/

Conheça a Plataforma ZAP Torpedo e integre seu Whatsapp, Telegram e Messenger em um único sistema de atendimento. Assim você terá mais dinamismo em seu atendimento e mais vendas. Clique no botão abaixo e peça uma demonstração

Saiba como utilizar o WhatsApp no ambiente corporativo de forma eficiente