Veja o e-mail que recebi de feedback de uma cliente, que estava em quase burnout, depois que indiquei usar o Whatsapp api para escritório de advocacia
“Oi, tudo bem? Me chamo Clarissa.
Lembra de mim? Eu te mandei um e-mail desesperada há algum tempo, porque precisava de ajuda no atendimento aqui do escritório que eu trabalho.
Minha mãe é advogada e eu sou a responsável pelo atendimento do escritório.
Tudo o que eu queria, na realidade, tudo que eu precisava naquela época era organização. Eu não comia, eu não dormia, eu só trabalhava e parecia que nada tinha fim!
E o estopim foi quando eu perdi um e-mail (veio de madrugada) de um cliente importante. E vi que do jeito que estava, não dava pra ficar.
Foi aí que resolvi seguir sua dica de uma vez por todas e começamos a atender pelo com a API do WhatsApp Business…”
Então, depois de ler esse depoimento, você deve estar se perguntando:
O que é API do WhatsApp Business para escritórios de advocacia?
A API do WhatsApp Business é uma forma turbinada do WhatsApp para empresas, o mesmo que você já está acostumado a usar no seu celular.
Essa é uma forma de integrar as mensagens do WhatsApp a uma outra plataforma de comunicação que te permite gerenciar e organizar melhor as suas conversas e atendimento do seu escritório de advocacia.
O uso da API do WhatsApp te dá mais segurança jurídica (provas sempre são bem-vindas) e um controle anticlonagem, para que seu cliente sempre tenha certeza de que está realmente falando com seu escritório.
Bom, você provavelmente já foi convencido que essa é uma boa opção, na realidade uma ótima opção, para o seu escritório.
Mas para ter certeza e dar um xeque-mate em qualquer dúvida, aqui vão as 5 principais vantagens de usar a API do WhatsApp Business no escritórios de advocacia:
#1 Dispensa telefone
Primeiramente, para entender melhor como a API do WhatsApp Business pode dispensar o telefone, você precisa entender o que é API.
Esse é um termo em inglês para interface de programação. Portanto, ela é uma porta que liga o WhatsApp a um outro software de comunicação, que vai permitir a troca de mensagens.
Esse número então é configurado a partir de umas linhas de código (programadores entenderão) e ligado ao software diretamente.
Pera aí, vou deixar mais claro, ou melhor cristalino:
Lembra que falamos que a API é uma porta para ligar o WhatsApp ao Software? Isso acontece de uma forma bem parecida quando falamos da configuração do número de telefone, por isso, não há a necessidade do número ficar em um aparelho.
É uma forma diferente de usar o WhatsApp. Mas que tem as mesmas funcionalidades do WhatsApp Business e ainda tem as vantagens do software de comunicação adicionados à equação.
#2 Mais segurança contra clonagem
Outro ponto importante é a segurança. Como não há aparelho, não há código de verificação. Não há a necessidade de proteger um celular porque NÃO HÁ um celular.
Além disso, uma vez cadastrado na API do WhatsApp Business, isso é um caminho sem volta.
Não é possível voltar para o WhatsApp Business normal (aparelho) depois de cadastrá-lo na API do WhatsApp Business.
Parece confuso, mas apenas entenda que “WhatsApp Business” é DIFERENTE de “API do WhatsApp Business”.
(se você quiser entender melhor sobre provedores, recomendo que você leia esse texto aqui)
Agora, pensa comigo…
Se não há como voltar para o aparelho, somente migrar entre provedores de API…
Que fraudador faria todo o processo de migração e verificação de autenticidade?
É impraticável.
Portanto, esse é um método à prova de balas, ou melhor, à prova de fraudes.
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#3 Múltiplos atendentes simultâneos
A partir da utilização da API do WhatsApp Business acoplada a uma ferramenta de comunicação, é possível ter mais de um atendente por WhatsApp, o que torna o negócio escalável.
Na prática, todos os seus atendentes podem coexistir na ferramenta e atender juntos! Já pensou como seria isso usando o WhatsApp Business normal?
Simplesmente não seria viável fazer isso em apenas um número de telefone.
Dessa maneira, você não precisa ficar responsável pela parte operacional em sua essência. O gestor passa ter a liberdade de se preocupar com o core business enquanto delega a parte do atendimento.
#4 Provas e documentos já digitalizados
Pense comigo:
Com a API do WhatsApp Business, você mantém os documentos salvos (automaticamente) em uma plataforma para consulta sempre que quiser, concentrando tudo dentro de uma conversa com o cliente.
Dessa forma, além de evitar extravio de documentos físicos de clientes, você tem a segurança de um backup extra (além daquele que você mantém no seu HD).
#5 Separar a vida profissional da pessoal
Além de todas as vantagens citadas, há uma impagável: a paz fora do horário de trabalho.
A API do WhatsApp Business alia as características do WhatsApp Business normal com outras funcionalidades exclusivas do software de comunicação escolhido.
E por isso, assim como no WhatsApp Business, é possível colocar uma mensagem de ausência e uma mensagem de boas-vindas.
Dessa forma, o cliente sabe exatamente o horário de atendimento, evitando reclamações sobre falta de atendimento.
Portanto…
A partir da dispensa de um telefone físico, mais segurança contra clonagem, a possibilidade de ter múltiplos atendentes em apenas um telefone e de quebra manter provas e documentos seguros, qualquer operação de um escritório de advocacia fica mais segura.
Sem falar sobre a adequação do tratamento de dados na LGPD, mas isso é papo para outro dia…
Ah, e se você quer saber o fim da história e saber se o atendimento ao cliente do escritório melhorou…
Ela não PRECISOU mais dar conta do atendimento ao cliente sozinha. Pôde contratar e treinar outras pessoas para incrementar o time de atendimento. Isso acompanhou o crescimento do escritório sem que Clarissa perdesse a saúde e sem que a mãe perdesse os clientes.
E ela, enfim, aprendeu que precisa encontrar ferramentas para tornar o trabalho mais fluido e menos dependente da presença dela. Porque o dia é muito curto para ela passar de 10 a 12 horas no trabalho.