WhatsApp Chatbot-O WhatsApp Business API é uma ferramenta de marketing poderosa, mas construir sua lista de contatos requer um opt-in ativo Portanto, hoje vou mostrar como aumentar o crescimento de sua lista de contatos e gerar novos opt-ins (e, em última instância, clientes) com um concurso de WhatsApp .

Além disso, vou compartilhar com vocês 9 ideias específicas de concurso de chatbot do WhatsApp para alguma INSPIRAÇÃO .

Os concursos são uma estratégia muito eficaz para adquirir novos leads, ganhar fãs e seguidores e expandir seu alcance, mas os chatbots levam isso mais longe. Eles tornam a participação mais fácil e divertida, capturam as informações do lead instantaneamente e tornam o gerenciamento geral e o acompanhamento muito fáceis

Concursos? Eles ainda são relevantes?

sim.

Algumas coisas simplesmente não mudam. As pessoas adoram concursos. Quem não gostaria da perspectiva de ganhar algo de valor de graça?

Além da promessa de um prêmio, porém, os concursos são divertidos. Eles gamificam a interação com a marca e envolvem os consumidores em algo muito maior do que uma transação – uma experiência.

Mas não acredite apenas na minha palavra! As estatísticas também são muito persuasivas:

94,46% dos que compartilham o concurso / promoção o fazem logo após a participação, auxiliando na divulgação da campanha.

Embora os números sejam bastante cativantes, existem outros benefícios mais qualitativos em realizar um concurso de WhatsApp :

A. Crescimento da lista de contatos

Executar um concurso é uma ferramenta poderosa para construir uma base de público. De acordo com o Hubspot, as empresas que realizam campanhas de marketing voltadas para o concurso ganharam em média 34% de novos fãs / contatos por campanha .

Apenas lançando um concurso básico opt-in-to-win que é fácil de participar pode fornecer uma quantidade significativa de contatos e envolvimento do WhatsApp. Mas, graças aos chatbots, seu concurso do WhatsApp pode ir muito mais longe …

B. Pesquisa de Audiência de Qualidade

Os concursos são a maneira perfeita de aprender mais sobre sua base de clientes .

Porque?

Quando um prêmio está envolvido, os consumidores estão muito mais dispostos a responder a perguntas e compartilhar informações. Portanto, é uma oportunidade perfeita para fazer algumas pesquisas antigas e boas e coletar muitas informações valiosas sobre o seu público-alvo em grande escala .

Em um nível mais básico, você pode coletar mais dados pessoais, como endereços de e-mail e outras informações de contato que você pode precisar para alcançar clientes no futuro.

Mas, o mais importante, você pode fazer perguntas qualitativas sobre os hábitos e interesses dos consumidores, que pode posteriormente alavancar na criação de estratégias de marketing e divulgação hiperpersonalizadas.

O papel fundamental dos bots em tudo isso? Vamos simplificar. Quando se trata de coletar informações, os chatbots têm uma taxa de conversão muito melhor do que qualquer formulário online . Além disso, são capazes de salvar respostas em tempo real , mesmo de conversas incompletas e assim, permitindo que você envie lembretes ou redirecione os “quase participantes” posteriormente.

C. Aumento do envolvimento do público

Um dos melhores aspectos dos concursos é sua capacidade de envolver o público . Um concurso costuma ser mais interativo do que o resto das marcas de conteúdo costumam lançar. O mesmo ocorre com as mensagens. E os chatbots também.

Todos os canais acima estimulam os usuários a interagir com sua marca, não apenas porque antecipam diversão ou gratificação instantânea, mas também porque essas abordagens são interativas por padrão. Eles exigem a ação e a reação que constituem o engajamento.

Portanto, não é de se admirar que a combinação de todos eles tenha o potencial de elevar sua taxa de engajamento a um nível totalmente novo. É uma ótima maneira de fazer com que seu público responda e crie conteúdo positivo relacionado à sua marca em um ambiente que incentive a conversa.

D. Custos de marketing mais baixos

O marketing de concurso – comparado a outros métodos de marketing e apesar de exigir que você ofereça um prêmio grátis – pode ser executado a um custo bastante baixo e oferecer um grande valor .

Concursos trazem exposição para sua marca e aumentam seu valor aos olhos de seus (potenciais) clientes apenas pelo custo do prêmio e um pouco de investimento de tempo por parte de sua equipe. Mesmo que você invista em campanhas para dar um impulso inicial ao concurso, é provável que ele se espalhe por conta própria.

Ainda assim, nem todo concurso acabará sendo barato. Como acontece com qualquer campanha, o sucesso depende de sua pesquisa, preparação e execução .

E. Termos e Condições da Everpresent

Ter um bot do WhatsApp no ​​comando da competição significa ter um suporte ao usuário 24 horas por dia, 7 dias por semana, disponível para todos os participantes. Em outras palavras, as pessoas podem usar o bot não apenas para enviar sua inscrição, mas também para obter mais informações sobre os termos e condições subjacentes, prazos, data de anúncio do vencedor, etc.

WhatsApp Chatbot Content Ideas

Com o poder dos concursos em mente, aqui estão 10 ideias de concursos baseados no WhatsApp-chatbot.

Lembre-se de que não existe um único tipo de concurso que funcione melhor do que outros. O que funciona depende do objetivo da sua campanha.

1. Compartilhe para ganhar

O que reativar contatos não tão ativos em seu perfil de negócios, bem como se tornar viral no escuro social ?

“Compartilhar para ganhar”, “Convidar para ganhar” (ou melhorar suas chances de ganhar) e outras variações do concurso podem realmente sobrecarregar sua aquisição de contato, pois amigos convidados serão solicitados a aceitar e compartilhar a promoção ainda mais .

Eu entendo que o conceito Share-to-Win não é o mais criativo que existe. MAS, é incrivelmente eficaz. Como você viu acima, há uma probabilidade de 99,31% de as pessoas compartilharem uma promoção ou concurso incentivado por recrutamento. Se você está pensando que isso não funcionará porque a adesão deve acontecer fora do WhatsApp, isso não é um problema chatbot.

A promoção do concurso pode incluir um link clicável que pode levar a um pop-up estático de ativação do WhatsApp ou, melhor ainda, ativação de conversação por meio de uma página de destino do chatbot. Ambas as versões podem ser feitas em minutos e sem codificação.

2. Participação em um chat: aderir a partir de uma página de destino

Páginas de destino atraentes, especialmente as de conversação, são uma ótima maneira de envolver as pessoas, fazer com que respondam às perguntas de acompanhamento para participar e ganhar a chance de ganhar!

Mais uma vez, o opt-in do WhatsApp pode ser facilmente incorporado à conversa. Os contatos potenciais começam na página de destino de conversação do Landbot e conversam com o bot para iniciar sua entrada.

Essa estratégia pode ser facilmente adaptada a qualquer cenário de concurso de chatbot do WhatsApp, já que o opt-in faz parte da conversa na página de destino.

3. Adivinhe o resultado

Fazer com que as pessoas adivinhem o resultado de um evento específico é uma ótima maneira de envolver seu público, não apenas por meio do WhatsApp, mas de praticamente qualquer canal.

A boa notícia é que com Landbot você pode criar uma entrada de concurso de conversação no WhatsApp, Facebook Messenger, bem como em vários formatos na web . Além disso, o formato de conversação permite a fácil implementação de recursos avançados como imagens, vídeos, gifs e (fora do WhatsApp) botão e respostas do carrossel. À medida que o concurso avança, você pode compartilhar algumas das suposições mais ousadas em suas histórias do WhatsApp e do Facebook.

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4. Concurso de lançamento de produto (nome!)

O lançamento de um produto é uma excelente oportunidade para melhorar seu engajamento, bem como gerar novos leads.

Realizar um concurso de WhatsApp pode ajudar a capitalizar essa oportunidade e aumentar o entusiasmo em torno do produto / linha de produtos. Por exemplo, você pode empregar um bot do WhatsApp para executar um concurso “ajude-nos a nomeá-lo”, dando a seus clientes a chance de construir um relacionamento mais pessoal com a marca .

Se você quiser levar o envolvimento ao telhado, pode usar o bot para fazer uma pesquisa pós-prazo, permitindo que o público vote no vencedor entre as três primeiras entradas.

Como realizar um concurso com um WhatsApp Bot

Para criar seu próprio concurso de chatbot, você precisa entrar em contato com a ZAP Torpedo e fazer o seguinte.

1. Escolha o objetivo do concurso

A primeira etapa em sua agenda deve ser esclarecer o objetivo do concurso . Será o fator-chave na tomada de decisões subsequentes. Os objetivos potenciais podem incluir:

  • Conscientização da marca – Aumente a visibilidade da sua marca
  • Atrair novos clientes : fechar uma venda com um novo contato ou coletar dados sobre eles para fechá-la mais tarde
  • Recompensar a fidelidade : recompensar seu público atual e clientes com uma promoção ou prêmio especial
  • Lançamento de um novo produto : anunciar e aumentar a conscientização (exagero) sobre um novo produto ou oferta de serviço
  • Aumentar as inscrições / seguidores : Obter novas inscrições no WhatsApp que podem então se tornar parte do concurso (por exemplo, os clientes devem se inscrever no seu canal do WhatsApp para entrar ou ganhar).
  • Pesquisa de mercado : conforme mencionado, os concursos baseados no chatbot tornam a coleta de informações fácil e divertida para o usuário, então, às vezes, um concurso é uma ótima ferramenta para aprender mais sobre o seu público.

2. Defina o seu público

Para que um concurso seja bem-sucedido, ele precisa pousar em um “solo fértil”. Reserve um tempo para considerar qual é o seu público-alvo ideal. Como alternativa, se você já tem certeza de quem é seu público-alvo, pense se deseja atingir todos ou se concentrar em um segmento específico da demografia geral do cliente que gostaria de atingir especificamente.

Uma vez feito isso, pense em como você pode personalizar o concurso WhatsApp para eles em termos de tipo de concurso, prêmio, duração do concurso, tempo, etc.

Concursos do WhatsApp Chatbot uma estratégia de marketing eficaz