atendente virtual

Os processos hoje em dia, necessitam de muito mais agilidade do que antes, devido ao fato que o avanço tecnológico tem destacado as empresas que o utiliza principalmente para melhorar os meios de comunicação.

Antes uma solicitação de atendimento podia demorar dias para receber uma simples resposta, hoje leva segundos para ter um retorno – mesmo que seja de primeiro contato. E sabemos que isso é um critério importantíssimo para o perfil do consumidor moderno.

Nesse momento, você pode estar se perguntando: o que essa expansão tecnológica significa quando o assunto é atendimento virtual? 

Simplesmente tudo!

A partir da inovação e estratégias de desenvolvimento foi possível chegar a um sistema que, além de fornecer agilidade na hora do atendimento, representa economia nos custos operacionais.

Outro ponto importante é a diminuição do tempo de espera, e esse indicador impacta diretamente no desenvolvimento da experiência do cliente.

Então, agora você já sabe algumas características de uma atendente virtual e sua funcionalidade básica. A seguir, vamos te explicar com mais detalhes alguns conceitos sobre esse recurso.

Monte seu Call Center de atendimento via WhatsApp com a Plataforma Zap Torpedo

Ainda sobre atendimento virtual…

Basicamente, a atendente virtual faz parte da estratégia de SAC 4.0 que utiliza ferramentas e tecnologias para automatização do atendimento.

O uso do atendimento online busca otimizar todos os canais de comunicação à serviço dos consumidores.

A exemplo disso, temos os chatbots.

chatbot é um recurso de interação muito utilizado por empresas para facilitar o tempo de resposta para os seus prospects, por meio da programação, você consegue ter mais eficácia no atendimento.

Dessa forma, quando um usuário entra em contato com a sua empresa, ele recebe o primeiro atendimento do agente virtual, que faz uma espécie de triagem para aquela ligação.

Com isso, é possível tirar eventuais dúvidas, resolver problemas simples, acompanhar pedidos e solicitar trocas sem precisar da ajuda de um atendente – de forma prática e rápida.

Vale ressaltar que por se tratar de uma tecnologia programável é possível customizar o padrão de atendimento de acordo com as necessidades da sua empresa.

Qual a importância desse recurso?

Atualmente, o consumidor tem muita informação à disposição e é preciso inovar para conquistar sua fidelidade, ficando um passo à frente dos concorrentes.

Já que vamos falar sobre a necessidade de introduzir novas tecnologias nas empresas, é essencial dar relevância que o setor de atendimento ao cliente merece.

Vejamos:

Por que melhorar a experiência do cliente com o uso de uma atendente virtual?

Em resumo, essa necessidade se dá pelo fato do atendimento ao cliente ser a variável que interfere diretamente na percepção que o público-alvo tem sobre seu negócio.

Sendo assim, a comunicação empresarial é considerada o rosto da empresa.

Basicamente, o atendente virtual é um recurso que vai otimizar esse tipo de processo, pois com o uso correto dessa tecnologia você garante um atendimento objetivo, rápido e natural.

Além do mais, um atendente virtual fica disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana e é um recurso financeiramente acessível, apresentando um ótimo custo-benefício.

Dessa forma, o atendente virtual é uma ótima maneira de aumentar os canais de atendimento da sua empresa.

Como posso implementar um atendente virtual na minha empresa?

O atendente virtual, como toda boa estratégia, necessita de construção e planejamento.

Isso significa que antes de comprar um serviço ou tecnologia de call center, você precisa saber quais são as demandas da sua empresa, ou seja, as particularidades do seu empreendimento.

Algumas perguntas essenciais vão te ajudar nesse mapeamento:

  • Quem é o seu público-alvo?
  • O que ele deseja e precisa da minha empresa?
  • Quais são as eventuais dúvidas dos clientes e como posso ajudá-lo?

Acreditamos que ao responder essas questões todo o restante do processo de implementação de um atendente virtual fica mais fácil.

O segundo passo para a implementação é desenvolver um objetivo para o seu assistente virtual. Pergunte-se: meu atendimento virtual será voltado para o setor de vendas, suporte ao cliente, ouvidoria ou até mesmo todos esses exemplos?

Tão importante quanto conhecer seu público é definir o objetivo da sua assistente, dessa forma a otimização do serviço é muito maior.

Determinada a finalidade da atendente virtual, o próximo passo é pensar em como será feita a programação em si. Ou seja, é o momento em que você pode criar simulações, organizar a FAQ e os menus interativos do atendimento digital.

Recomendamos que você faça um período de teste do recurso, para analisar o quão útil está sendo e se o objetivo foi alcançado.

A etapa final

Por último, e não menos importante, escolha um canal de atendimento para implementar a atendente virtual.

Veja em quais meios de comunicação a sua audiência está presente, além disso, é fundamental entender qual tem sido um ponto de contato com a sua marca.  

Lembre-se de analisar também qual tipo de canal de interação o seu segmento de mercado costuma usar para atender o público-alvo. Esse cuidado é bem importante porque tem áreas de negócios que são focadas em ambientes específicos.

Quer ver um exemplo disso? O Github é uma referência para a interação de profissionais de TI, dependendo do seu modelo de negócio é preciso “marcar” presença lá.

Outra referência é o segmento agro, para empreendedores desse ramo, os fóruns especializados podem ser espaços importantes para automatizar a comunicação.

Sendo assim, a nossa dica é: acompanhe as tendências de comunicação e entenda muito bem o seu nicho. Desse modo você vai ser bem mais assertivo e usar a tecnologia de forma estratégica.

Plataforma inteligente

O mercado da tecnologia digital oferece uma diversidade de soluções empresarias. A expansão do uso do atendimento virtual (ou SAC 4.0) é um desdobramento disso.

Contudo, é recomendável que você invista em alguma plataforma especializada para criação desse sistema de atendimento.

Isso é importante porque, para ser realmente eficaz, o atendente virtual precisa garantir a qualidade de funcionamento.

Esse conselho vai muito ao encontro das melhorias necessárias para impactar a experiência do usuário, sendo extremamente importante manter e aperfeiçoar boas práticas.  

Agora se você quer saber mais sobre os benefícios do atendimento virtual quando ativado em uma plataforma de telefonia digital, é só continuar a leitura que eu te conto.

Atendimento inteligente na estratégia omnichannel

O atendimento inteligente opera a partir de diversas funções de tecnologia.

Entre essas funções, estão a Unidade de Resposta Audível (URA)inteligência artificial, chatbots integrados a sistemas omnichannel, redes sociais, sites e outros canais de atendimento.

Para facilitar o seu atendimento eu vou tentar resumir em poucas palavras o que significa todos esses termos.

A princípio, gostaria que você entendesse essa informação: o atendimento omnichannel é uma estratégia que amplia os canais de comunicação das empresas, trazendo melhores condições para o relacionamento com o seu público.

Dessa forma, é possível traçar metas e planejamento para sua comunicação empresarial, através da convergência de todos os canais utilizados por uma empresa.

E aí, agora você entende como acontece a interação entre um atendente virtual, o omnichannel e URA?

Basicamente, a URA é o software que possibilita implementar o atendente virtual através da inteligência artificial na plataforma de telefonia digital.

Monte seu Call Center de atendimento via WhatsApp com a Plataforma Zap Torpedo

  • All about self-knowledge

    What is chemistry and biology instruction?Answer. During education in general subjects the school provides general education; within the framework of separate subjects it provides additional general and pre-profile training of students.Within the framework of these subjects the in-depth study of advanced subjects is carried out.At the same time, students are recipients of additional education in […]

  • self-learning

    Self-education: learning English. English is no longer considered an idle pastime. It is already a necessity! After all, a rich, beautiful, native language penetrates into the deepest recesses of our soul, awakens deep emotions to life, and helps to find answers to eternal questions. You have to not only speak English fluently, but understand what […]

  • Saiba como utilizar o WhatsApp no ambiente corporativo de forma eficiente

    O WhatsApp é uma excelente ferramenta para se comunicar com agilidade. A troca mensagens e o envio de fotos e vídeos de maneira simples são características desse aplicativo que chamam bastante a atenção dos usuários. Segundo levantamento realizado por três pesquisadores sobre o uso desse app no ambiente de trabalho, 57,5% das empresas utilizam esse recurso para […]

  • Conheça algumas empresas que contam como usam o WhatsApp nos negócios

    Parece estranho imaginar a comunicação entre as pessoas sem o uso do WhatsApp. Apesar da maioria utilizar a ferramenta para o uso pessoal, muitas empresas têm investido na sua praticidade para se relacionar com os clientes. O contato via WhatsApp também possibilita a aproximação com o consumidor. Negócios na área de saúde, alimentação e decoração […]

  • Integre seus canais de vendas com o omnichannel

    Integrar todas as áreas de um empreendimento é facilitar a vida do consumidor. A convergência dos pontos de venda é a principal proposta do omnichannel. O que é omnichannel? Omnichannel é uma tendência do varejo que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa. Trata-se da possibilidade de fazer com que […]

  • Prefixo 0303 em ligações de telemarketing passa a ser obrigatório em todo o país

    A partir desta quarta-feira (8), todas as empresas de telemarketing devem adotar o prefixo 0303. A regra já havia sido implementada desde março para chamadas de celular, no entanto, agora a regra da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também vale para ligações feitas por telefones fixos.  Com as novas regras, o prefixo torna-se obrigatório para atividades de telemarketing ativo, ou […]

O que é um atendente virtual ?
Open chat