Conheça o seu público

O prejuízo de não compreender quem é o seu cliente pode ser muito alto, ainda mais quando falamos em criar novas oportunidades de forma assertiva.

Por isso, conhecer o seu público é essencial, independente de ser durante o período de Black Friday ou não.

Pesquise sobre seus clientes, identifique quais são as suas principais dores e compreenda como os seus produtos e serviços podem ajudá-los.

De forma geral, identifique qual é a sua Buyer Persona, ou seja, qual é o cliente ideal para a sua marca.

Por fim, não deixe de avaliar como o seu público se comporta durante a Black Friday, para isso analise dados obtidos nos anos anteriores.

Invista em uma campanha pré Black Friday

Antes de mais nada, você já pensou que no dia 26 de novembro, durante a Black Friday, a sua empresa estará competindo por atenção com inúmeras outras marcas?

Para você ter noção, durante a Black Friday de 2020 a Sendgrid, uma das maiores plataformas de envio de e-mails, processou mais de 5,8 bilhões de e-mails marketing enviados por diversas empresas.

Ao invés de concentrar todos os seus esforços apenas para a sexta-feira, considere estender a sua campanha para até algumas semanas antes do evento principal.

Além da Black Friday propriamente dita, o varejo já criou nomes como Black November e Black Week com o objetivo de dar mais visibilidade e manter o público aquecido por mais tempo.

A ideia é oferecer descontos progressivos durante todo mês de novembro ou durante as semanas que antecedem o evento principal.

Tenha uma boa estratégia de atendimento

Considere reavaliar suas estratégias de atendimento na sua campanha de Black Friday. 

Com o aumento das vendas, os clientes tendem a entrar mais em contato com as empresas para responder dúvidas sobre produtos, realizar trocas e até mesmo solicitar suporte técnico.

Investir na comunicação é essencial durante os períodos de Black Friday, pois uma experiência ruim de atendimento pode ser fator determinante para o consumidor abandonar a compra.

Contrate ferramentas que possam auxiliar a sua equipe de atendimento a lidar com o volume de solicitações durante esse período. Um chatbot, por exemplo, pode ser ideal para lidar com essas situações.

Além de estar presente em diversos canais de comunicação, como WhatsApp, Facebook, Instagram, plataformas e sites, o chatbot pode realizar diversos atendimentos ao mesmo tempo e de forma automatizada.

Ou seja, o atendimento é realizado de forma instantânea, evitando para o consumidor aquelas filas de atendimento que, cá entre nós, ninguém gosta.

Temos um artigo aqui no blog da ZAP Torpedo com mais dicas para você ter sucesso no atendimento ao cliente durante a Black Friday. Confira!

Revise o seu estoque e a entrega de produtos

Segundo levantamento realizado pelo Procon de São Paulo, produtos comprados e não entregues foram a principal reclamação dos consumidores durante a Black Friday de 2020.

Além disso, no site Reclame Aqui a reclamação de “produto indisponível” apareceu em quarto lugar no ranking da Black Friday.

Realizar a promoção e venda de produtos que não estão disponíveis no estoque se tornou uma ação corriqueira durante a data e muitas vezes isso acontece por falta de planejamento.

Para evitar qualquer tipo de problema, faça uma revisão geral do seu estoque e priorize os itens mais procurados e que possam atrair seus clientes durante a Black Friday.

Do mesmo modo, faça uma revisão geral no seu planejamento logístico. Veja algumas dicas para evitar qualquer tipo de conflito com seus clientes:

  • Escolha as melhores transportadoras para o envio do seu produto;
  • Tenha mais de uma opção de transportadora;
  • Estipule prazos de entrega realistas;
  • Enviar o código de rastreamento do produto é essencial;

Faça promoções que entregam valor

Apesar de todo o sucesso da Black Friday no varejo brasileiro, muitos consumidores tratam a data como fraudulenta e apenas um jogo de marketing.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Reclame Aqui com mais de 23,5 mil consumidores, 48,8% dos participantes definiram a data como “Black Fraude”. Além disso, 27,1% sequer consideram que o período de promoções de fato existe no país. 

Você já deve ter ouvido falar que a Black Friday no Brasil é “tudo a metade do dobro” e essa repercussão negativa surgiu por conta de práticas abusivas de algumas lojas brasileiras.

Resumindo, alguns dias antes da data, ou até mesmo meses antes, algumas lojas aumentam os preços dos seus produtos de forma significativa com o objetivo de oferecerem descontos absurdos no dia.

Nesse sentido, a dica é fazer um planejamento de quais produtos e serviços a sua empresa pode colocar em promoção. Identifique os seus itens com maior margem para desconto e aqueles que estão parados no estoque já faz um tempo.

A ideia da data é realmente oferecer descontos que sejam benéficos e entreguem valor para seus consumidores.

Analise os resultados obtidos

Já cansamos de falar aqui no Blog da ZAP Torpedo sobre a importância da análise de dados para a tomada de decisão.

Use a Black Friday como uma oportunidade para analisar quais dos seus produtos estão vendendo mais e o que você pode melhorar. Abuse de segmentação e faça testes A/B para saber mais sobre os seus clientes. 

Por fim, utilize todos os insights coletados para melhorar a experiência do seu cliente e criar campanhas mais otimizadas no futuro.

Para mais informações e pedido de orçamento fale conosco pelo whatsapp
Campanha de Black Friday de sucesso

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